sábado, 11 de julho de 2015

MODELO DE AVALIAÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO - MODELO 01



CENTRO EDUCACIONAL DE ARTE E CULTURA PORTAL DA SERRA
RUA RAIMUNDO BANDEIRA, S/N- BAIRRO: PINHEIRO
GUAIÚBA-CEARÁ

PROVÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO

EIXO I – LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL
TEXTO: O outro sapo

Era uma vez um sapo. Certo dia, quando estava sentado na sua vitória-régia, viu uma linda princesa descansando à beira do lago. O sapo pulou dentro da água, foi nadando até ela e mostrou a cabeça por cima das plantas aquáticas. “Perdão, ó linda princesa”, disse ele com sua voz mais triste e patética. “Será que eu poderia contar com vossa ajuda?”
A princesa estava prestes a dar um salto e sair correndo, mas ficou com pena daquele sapo com sua voz tão triste e patética. Assim, ela perguntou: “O que posso fazer para te ajudar, sapinho?” “Bem”, disse o sapo. “Na verdade, eu não sou um sapo, mas um belo príncipe transformado em sapo pelo feitiço de uma bruxa malvada. E esse feitiço só pode ser quebrado pelo beijo de uma linda princesa”.
A princesa pensou um pouco, depois ergueu o sapo nas mãos e lhe deu um beijo.
“Foi só uma brincadeira”, disse o sapo.
Pulou de volta no lago, e a princesa enxugou a baba de sapo dos seus lindos lábios.
(Jon Scieszka)
01.  Na frase “foi nadando até ela”, a palavra “ela” refere-se à:
a) feitiço
b) beira do lago
c) princesa
d) bruxa

02.  O sapo falou com a princesa usando voz triste e patética. A palavra “patética” significa: a) Bonita
b) Entoada
c) Piedosa
d) Chocante

03. “Perdão, ó linda princesa”, disse ele com sua voz mais triste e patética. “Será que eu poderia contar com vossa ajuda?” Nesta parte do texto o sapo tinha a intenção de:
a) fazer um pedido à princesa
b) cumprimentar a princesa
c) fazer um elogio à princesa
d) pedir perdão à princesa

 04.  “A princesa estava prestes a dar um salto e sair correndo”, pois:
a) A água do lago estava muito suja.
b) Avistou a vitória–régia.
c) Beijou um sapo verdadeiro.
d) Avistou um sapo.

05.  “Perdão, ó linda princesa”. Podemos afirmar que o emissor desta mensagem é:
a) o sapo
b) a princesa
c) o narrador
d) o príncipe

 06. O que se entende quando o sapo diz que “foi só uma brincadeira”?
a) Que ele não sabia que não era príncipe.
b) Que a princesa não era realmente uma princesa.
c) Que a princesa era uma bruxa.
d) Que ele mentiu quando disse que era um príncipe.

 07. O autor estabelece relação com outra história da literatura infantil, dos contos de fada.
Qual?
a) Branca de Neve e os sete anões
b) Cinderela
c) A princesa e o sapo
d) Rapunzel

08. Sobre o texto é correto afirmar que:
a) A princesa não acredita em príncipes encantados.
b) A princesa ajudou o sapinho prontamente.
c) O sapo tinha a intenção de enganar a princesa.
d) A princesa já sabia que o sapo era um príncipe, antes mesmo, de ele contar.

EIXO II - GÊNERO TEXTUAL EM FOCO: CARTA, E-MAIL E CONTOS DE FADAS
09. Leia as características que marcam a estrutura dos gêneros textuais já trabalhados em sala de aula e em seguida julgue as afirmativas sobre eles.
I) Carta é um tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário. É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um tipo de leitor.
II) E-mail é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas.
III) Conto de fadas são narrativas que foram divulgadas, inicialmente, de forma oral por meio dos contadores de histórias e, por esse motivo, sofreram alterações ao longo dos tempos.
IV) E-mails são cartas eletrônicas.
Está correto o que se afirma em:

a) I, II, III e IV
b) I e II apenas.
c) I, II e III apenas.
d) I, III e IV apenas.


EIXO III – GRAMÁTICA
10. Fonema é a menor unidade sonora de uma língua, capaz de estabelecer distinção de significado entre as palavras. É necessário destacar que não há correspondência absoluta entre o número de letras e o número de fonemas. Com base no enunciado acima, assinale a alternativa CORRETA:
a) LIXO - 04 fonemas, duas sílabas, um dígrafo.
b) BICHO - 05 fonemas, 05 letras, um dígrafo.
c) GLÓRIA - 02 sílabas, 05 fonemas e não possui dígrafo.
d) HOMEM – 02 sílabas, 06 letras e 06 fonemas.

11. Relacione os tipos de frases em seguida marque a opção que apresenta a sequencia correta do preenchimento dos parênteses.

(1) Imperativa
(2) Exclamativa
(3) Interrogativa
(4) Afirmativa
(5) negativa

(  ) Eu conheci a Serra de Itatiaia.
(   ) Vá para o quarto, menino!
(   ) Nossa, que lugar maravilhoso!
(   ) O menino não conseguia se soltar.
(   ) Você gostou da aventura?

a) 1, 2, 3, 4, 5
b) 4, 1, 2, 5, 3
c) 4, 1, 2, 3, 5
d) 3, 5, 2, 1, 4


12. Considerando as características dos tipos de linguagens abaixo coloque (1) para linguagem verbal, (2) para linguagem não verbal e (3) para linguagem mista. Em seguida marque o item que apresenta a sequencia correta do preechimento.
(    ) é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação. 1
(     ) é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação.  2
(   ) pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza. 2
(   ) São exemplos desse tipo de linguagem: sinalização de trânsito, semáforo, logotipos, bandeiras, uso de cores para chamar a atenção ou exprimir uma mensagem. 2
(    )  é aquela que simultaneamente utiliza a linguagem verbal e não verbal. Uma história em quadrinhos ou um cartaz de publicidade são exemplos desse tipo de linguagem. 3


a) 1, 1, 2, 2, 3
b) 1, 2, 2, 2, 3
c) 3, 2, 2, 2, 1
d) 1, 2, 3, 2, 2


13. Qual o nível de linguagem empregado no fragmento textual abaixo?
Apresentador: Boa noite, senhoras e senhores.
Auditório: Boa noite.
Apresentador: É com muita satisfação que iniciamos o 3º Congresso Internacional de Medicina. Hoje, teremos a participação do Prof. Dr. Ernani Terra, cardiologista, professor titular da Universidade de Pirapora do Norte. Em seguida, será oferecido um coquetel. Desejo a todos um ótimo congresso. (Aplausos)
Dr. Ernani: Boa noite. Sinto-me lisonjeado por ter sido convidado para fazer o discurso de abertura de um congresso tão importante que discutirá as inovações da medicina cardiovascular.

a) formal.
b) informal.
c) gíria.
d) linguagem regionalista.


14. Júnior vai organizar uma agenda com os telefones de seus amigos. Ajude-o a colocar os nomes a seguir em ordem alfabética.
Bianca  - Mateus -  Jonatas – Karina – Rafael – Alice – Sabrina
Os nomes em ordem alfabética são
a) Mateus, Bianca, Jonatas, Karina, Rafael, Alice, Sabrina.
b) Mateus, Jonatas, Alice, Rafael, Bianca, Sabrina, Karina.
c) Alice, Bianca, Jonatas, Karina, Mateus, Rafael, Sabrina.
d) Alice, Jonatas, Bianca, Mateus, Karina, Rafael, Sabrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário