sábado, 11 de julho de 2015

MODELO DE AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 7º ANO - MODELO 01



CENTRO EDUCACIONAL DE ARTE E CULTURA PORTAL DA SERRA
RUA RAIMUNDO BANDEIRA, S/N- BAIRRO: PINHEIRO
GUAIÚBA-CEARÁ

PROVÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 7º ANO

EIXO I – LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL
TEXTO: Duas e três

Levei um susto quando aquela voz soprou em minha nuca:
- Se tu é bom, mata essa: “Não durmo no Rio porque tenho pressa; duas e três.”
 Voltei-me para ver quem falava. Era um homem quarentão, alto e gorducho, de roupas imundas, rasgadas, e cara encardida. Uma cara simpática de gângster regenerado.
 Ele ria:
- Mata essa, vamos!
Era de manhã cedo, em junho, e fazia um frio agradável. Acordara e, sem ter para onde ir, sentei-me naquele banco da praça Floriano, em frente à Biblioteca Nacional, à espera de que ela abrisse. Meu velho terno marrom esfiapava nas mangas, o sapato empoeirado, a barba por fazer. “Esse homem está me tomando por um vagabundo”, pensei comigo. E achei divertido.
- Matar o quê?
  - A charada, meu besta!
O velho se debruçava em cima de mim, com um riso gozador. Fedia a suor e molambo. Afastei-o um pouco, com o braço e, meio sem saber o que fizesse, acedi.
 - Como é mesmo a charada?
- Só repito esta vez, tá bom? “Não durmo no Rio porque tenho pressa; duas e três”
          Sempre fui um fracasso para matar charadas. Fiz um esforço para penetrar nas palavras, mas em vão.
         - Digo mais. – esclareceu-me o vagabundo. – Chaves: “Não durmo no Rio” e “Rio”. Conceito: “pressa”... Mas você é burro, hei.
Donde diabo viera aquele cara impertinente, para me obrigar a resolver uma charada àquela hora da manhã? Mas meu orgulho estava em jogo. Pensava e o pensamento escapulia.
         - Não consigo decifrar. Não me amola.
- Então você perdeu.
- É, perdi.
- Então paga.
- Paga o quê?
- Duas pratas, meu Zé. Você perdeu!
 Era incrível. Comecei a rir. Ele também ria e dizia: “Paga, duas pratas.” Dei-lhe uma cédula de dois cruzeiros e fiquei ali rindo enquanto ele se afastava arrastando seus sapatos furados.
Semanas depois, estava eu no Passeio Público, quando ele veio com a mesma conversa, como se nunca me tivesse visto. “Mata essa: não durmo no Rio, porque tenho pressa; duas e três.” Respondi-lhe em cima da bucha: “Não durmo, velo; no Rio. cidade: velocidade. “Ele ficou desapontado. “Você perdeu”, disse-lhe eu. “Paga duas pratas.” Olhou-me sério, meteu a mão no bolso e estendeu-me duas notas imundas. Fomos tomar juntos um café na Lapa.

GULLAR, Ferreira. O melhor da crônica brasileira. 1 Ferreira
Gullar...[ET al.]. – 5ª Ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.


Após ler o texto com atenção, responda as questões abaixo:

01. Para o narrador o que lhe pareceu ser o homem que o abordara?Assinale a alternativa correta:
a) um vagabundo de rua           
b) um mágico de rua
c) um vigarista                           
d) um trabalhador desempregado

02. Assinale a alternativa correta:
a) O narrador achou muito comum e normal a  abordagem que lhe foi feita pelo homem.
b) O narrador repeliu, veementemente, o homem.
c) Apesar de ter achado estranha a abordagem, o narrador acabou se envolvendo com a simpatia do desconhecido.
d) O estranho queria extorquir o narrador.

03. Qual a palavra que melhor se aproxima de um sinônimo para a palavra charada?
a) duelo                  b) disputa                 c) comando                 d) enigma    

04. Na frase “Este homem está me tomando por um vagabundo.” a expressão
destacada significa:
a)“parecendo com”                          
b) “comparando com”
c) “acompanhado por”                    
d) “discordando de”

05. O narrador pagou duas pratas ao velho porque:

a) jamais estivera naquela situação.
b) pela conversa agradável do homem.
c) não conseguiu decifrar a charada.
d) porque o homem estava com fome.


06. Em “Mata essa, vamos!” o termo destacado tem o mesmo sentido de:
a) elimina             b) abate                    c) extermine                  d) resolve

07. O texto se desenvolveu em torno:
a) da amizade impossível entre duas pessoas que pouco se conheciam.
b) da camaradagem entre dois homens apreciadores de charadas
c) do encontro inesperado entre pessoas que não se conheciam
d) do hábito das pessoas frequentarem praças e bibliotecas

EIXO II - GÊNERO TEXTUAL EM FOCO: CORDEL, POEMA E PROSA, PELEJA OU DESAFIO.

08. Sobre a Literatura de Cordel é correto afirmar:
a) é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano.
b) uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas.
c) é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura.
d) são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

09.  Ainda considerando a estrutura de um cordel, escreva V para as opções verdadeiras e F para as opções falsas e em seguida marque o item que apresenta a sequência correta dos parênteses preenchidos.
(    ) Nos poemas de cordel, são utilizadas rimas simples para facilitar a memorização.
(   ) A literatura de cordel apresenta uma grande diversidade de temas, dentre os quais se destacam: aventuras de cangaceiros, fatos políticos nacionais, espertezas e artimanhas de heróis ou malandros, histórias de amor e tradição.
(  ) Os cordéis  são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida.
(   ) Os cordéis eram barbantes estendidos nas feiras da Idade Média, nos quais os poetas penduravam os folhetos com seus poemas, para que fossem vistos, escolhidos e comprados pelos ouvintes e fregueses.
(    ) Os cordéis são narrativas que foram divulgadas, inicialmente, de forma oral por meio dos contadores de histórias e, por esse motivo, sofreram alterações ao longo dos tempos.


a) F – F – V – F - V
b) V – F – V – F - F
c) V – V – F – V - F
d) V – V- V – V – V


10. As características abaixo estão relacionadas aos textos em prosa e aos poemas. Lembre-se de uma de nossas aulas de língua portuguesa em que estudamos esse assunto e faça a correspondência adequada relacionando a segunda coluna de acordo com a primeira. Em seguida marque a opção que apresenta a sequência correta do preenchimento dos parênteses.


(1) Poema
(2) Prosa

 (    ) é escrito em versos, distribuídos e organizados em estrofes.
(    ) é composto de parágrafos, blocos de ideias de um texto.
(    ) apresenta recursos sonoros, como rima e ritmo.
(    ) apresenta liberdade em relação a pontuação.
(    ) há um certo rigor em relação a pontuação.

a) 1, 1, 2, 2, 2
b) 1, 2, 1, 2, 2
c) 1, 2, 1, 1, 1
d) 1, 2, 1, 1, 2


11.  Marque as afirmações que correspondem as características do gênero textual desafio ou peleja.  Em seguida marque o item que apresenta a sequência correta das respostas.
I – Narra em versos uma disputa oral entre desafiadores, reais ou imaginários.
II – Não apresenta rimas em seus versos.
III – Cada pelejador tem de encontrar uma resposta para os versos de desafio do seu oponente.
IV – As estrofes das pelejas não apresentam o mesmo número de versos.
V – A linguagem empregada é coloquial.
VI – Apresentam uma estrutura fixa, ou seja, apresentação de cada cantador; provocações que iniciam o desafio propriamente dito; perguntas e respostas, adivinhações, enigmas, contações de vantagens e habilidades entre os desafiadores; desfecho, em que uma pessoa é declarada vencedora.

a) Apenas as afirmativas I, II, IV e VI estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, III, V e VI estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III, V e VI estão incorretas.

EIXO III – GRAMÁTICA

12. Os verbos SER, APRENDENDO e CONTROLANDO se encontram em suas formas nominais. Sobre esses verbos, é correto afirmar que:

a) Todos estão no infinitivo.
b) Todos são da 1ª conjugação (AR).
c) Apenas SER é de 1ª conjugação (AR).
d) Apenas SER está no infinitivo.  


13. Faça a correspondência adequada considerando as formas nominais de um verbo. Em seguida marque a opção que melhor representa a sequência.

(1) Infinitivo
(2) Particípio
(3) Gerúndio

(    ) lavando, fervendo, curtindo
(    ) adoentar, espremer, expor
(    ) revelado, escolhido, sentido


a) 3, 1, 2
b) 1, 2, 3
c) 2, 3, 1
d) 1, 3, 2


14. “A floresta gesticulava nervosamente diante da serra” – esta frase apresenta uma figura de palavra denominada de:
a) aliteração
b) metáfora
c) personificação
d) antítese


 15. Qual o nível de linguagem empregado no fragmento textual abaixo?
Apresentador: Boa noite, senhoras e senhores.
Auditório: Boa noite.
Apresentador: É com muita satisfação que iniciamos o 3º Congresso Internacional de Medicina. Hoje, teremos a participação do Prof. Dr. Ernani Terra, cardiologista, professor titular da Universidade de Pirapora do Norte. Em seguida, será oferecido um coquetel. Desejo a todos um ótimo congresso. (Aplausos)
Dr. Ernani: Boa noite. Sinto-me lisonjeado por ter sido convidado para fazer o discurso de abertura de um congresso tão importante que discutirá as inovações da medicina cardiovascular.

a) formal.
b) informal.
c) gíria.
d) linguagem regionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário