terça-feira, 16 de abril de 2013

PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO



ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL O POVO

Problemas na educação
16/04/2013

Sabemos que a educação pública tem vários problemas, no entanto não admitimos jocosidades, brincadeiras e piadas geralmente feitas no sentido de apontar suas deficiências e dar a ele características de ineficiência e marasmo. A realidade do ensino público não é só de problemas, não é de alunos desmotivados e de professores que não desempenham bem sua função. Acredito, porém que todos os problemas da educação pública tem muito a ver com gestões e com a vontade política que geralmente é nula no sentido de efetivar uma boa ação no setor público que, naturalmente, atende à população excluída e , sobretudo , às classes desprovidas de cultura, de conhecimento e de cidadania ativa. Deste modo é vital que hajam mudanças em todos os agentes que estão envolvidos no processo , ou seja, alunos , professores, pais, gestores e representações políticas. A educação pública é composta por professores formados e numa parte muito grande de pós – graduados, os alunos tem livros , há vários serviços de apoio pedagógico e naturalmente não pode ser tachado de ineficiente.

Os problemas do ensino público tem a ver com os próprios problemas da sociedade como um todo e com o sistema que exclui pessoas e que promove a negação de qualidade não é público como o é na saúde, na infra – estrutura e no meio ambiente. A solução seria principalmente a mudança no sistema e nas relações político – econômicas de nossa sociedade o que mudaria muita coisa para gerar a construção e confirmação de um sistema educacional que atenda aos interesses da população em todos os sentidos. Não podemos mais aceitar que a escola pública seja ruim e a escola privada seja boa como houvesse um muro que separasse os dois sistemas onde a diferença reside na cobrança da eficiência que geralmente só aparece nos canais midiáticos. A escolas privadas tem quase os mesmos problemas da escola pública só que os mecanismos de resolução são bem mais rápidos e claro que muitos destes problemas são pouco divulgados pela mídia e o que é bom da escola pública geralmente não tem sido noticiado ou promovido.

Sem querer entrar no mérito da questão dos dois ensinos é importante que hoje a escola pública seja objeto de divulgação da mídia, de concretização do prazer de ensinar , de promoção das atividades desenvolvidas por professores, de apoio às atividades extra – sala além da geração de um espaço de multiplicidade de discussão e aprofundamento como o grande Paulo Freire pedia que todo professor deveria refletir sobre sua prática. Há necessidade de dar à educação pública um caráter de prazer que será construída com bons salários, estímulo ao pensar e ao fazer. Além de tudo isso é preciso dar ás famílias o conhecimento da importância de seu papel dentro da escola com estímulo aos filhos, valorização dos trabalhos escolares e respeito aos educadores na sua lida diária. A escola pública não é o caos que se imagina nem a maravilha pintada pelos governantes. A construção de sua qualidade só será possível com partilha, com respeito e, sobretudo, com reconhecimento da educação como elemento de desenvolvimento de um país que tem pago preços caríssimos pela ignorância de seu povo. 




 Francisco Djacyr Silva de Souza
djacyrsouza@gmail.com
Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário