terça-feira, 16 de abril de 2013

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DA IV CONFERENCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE É APRESENTADA AOS ALUNOS E PROFESSORES DO CENTRO EDUCACIONAL DE ARTE E CULTURA PORTAL DA SERRA




Na manhã do dia 16 de abril, o núcleo gestor do Centro Educacional de Arte e Cultura Portal da Serra reuniu-se no auditório da instituição para o lançamento das temáticas que serão focos de estudos para a preparação da IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA, evento esse que ocorrerá no mês de agosto, mas que deverá ter suas temáticas discutidas em sala de aula até a realização do grande debate, onde cada turma apresentará uma proposta de ação com vistas a manutenção de uma vida mais sustentável em nossa planeta. A roda de conversa foi organizada pela Coordenadora de Projetos Didático Pedagógicos da escola, Professora Ana Lourdes, que enfatizou muito bem a proposta e como seria encaminhado os trabalhos que culminará com a organização da conferência. A Conferência trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, utilizando metodologias participativas, constituindo-se em um processo pedagógico que trará a dimensão política da questão ambiental, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens. Participaram do evento o Secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Meio Ambiente do município, representes e supervisoras da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Professora Janieles Neris – representante da Secretaria Municipal de Educação.

FIQUE POR DENTRO

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

Envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construir uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade: esta é a tarefa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, representado pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente(MMA) e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação(MEC).

OBJETIVOS

Apoiar as Secretarias de Educação dos estados e municípios para a implementação da educação ambiental em todos as etapas e modalidades de ensino, contribuindo para que as unidades educacionais se tornem espaços educadores sustentáveis. Esse é o objetivo da conferência infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

AÇÕES

Dentre as ações estão a realização das etapas preparatórias para a Conferência Nacional, que incluem a formação de professores e facilitadores, oficinas temáticas e conferências nas escolas municipais, estaduais do segundo ciclo do ensino fundamental (6º a 9º ano) e conferências estaduais;

Disponibilizar materiais de referência para todas as escolas de ensino fundamental a fim de subsidiar o processo de discussão e mobilização dos estudantes nas conferências municipais/regionais/estaduais;

As Secretarias de Educação dos Estados devem incluir esta ação no Plano de Ações Articuladas Estadual (PAR) para apoio a realização das conferências locais e estaduais.

CONFERÊNCIA NA ESCOLA - ATÉ 31/08/2013

A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

Conferências nas Escolas (obrigatórias) – devem ser realizadas até 31 de agosto de 2013. Ficará a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola no site da Conferência deve ser realizado até dia 07 de setembro de 2013. O cadastro pode ser feito no site: www.conferenciainfanto.mec.gov.br . Os cadastramentos incompletos ou fora do prazo não serão considerados. Conferência Estadual até 25/10/2013 ; Conferência Nacional: novembro 2013.














Um comentário:

  1. Excelente iniciativa dos que fazem a Escola do CEARC e ao Professor-educador Carlos Paiva todo o meu respeito pela criação do blog e gerenciamento criativo.

    ResponderExcluir