sábado, 13 de abril de 2013



ADÃO E EVA TIVERAM INFÂNCIA? ADÃO E EVA SENTIAM ATRAÇÃO SEXUAL UM PELO OUTRO?

O universo da sala de aula deixa qualquer professor encantado. Cada conteúdo apresentado aos adoráveis alunos é um leque de oportunidade que se abre para a ocorrência de discussões afins que tornam as aulas mais prazerosas e que fogem de todo o foco do planejamento elaborado por nós educadores.
Estava ministrando aula de língua portuguesa em uma sala de 9º ano do Centro Educacional de Arte e Cultura Portal da Serra. Explicava com grande vigor como havia surgido a crônica na visão de Machado de Assis e para tanto lia com certa eficiência leitora um de seus textos intitulado de “O nascimento da crônica”, após realizada a leitura do texto, após tirar todas as dúvidas acerca do significado de algumas palavras não compreendidas pelos alunos, eis que um deles chamado Instanler, relembrando uma passagem do texto que citava Adão e Eva e sua relação com o clima, me faz a seguinte indagação: Professor Adão e Eva tiveram infância? Adão e Eva sentiam atração sexual um pelo outro? Toda a sala deu uma gargalhada só. E eu, conhecedor de alguns capítulos do livro de Gênesis respondi as indagações e percebi que toda a turma olhava pra mim irradiante e surpresa com a aquisição de um conhecimento até então não compreendido pelos mesmos.
Outro dia ministrava uma aula de arte educação na sala do 8º ano da mesma escola, o assunto era uma apreciação de uma pintura do artista Italiano Giotto. O título da pintura era “A adoração dos reis magos ao rei dos reis”. Após conversar com os alunos sobre a vida e obra do artista apresentei um vídeo com algumas de suas pinturas, e em seguida projetei a pintura que seria apreciada e realizei uma breve explanação acerca da cena retratada. De repente eis que Emanuel pediu licença e fez a seguinte pergunta: Professor como os reis magos tinham certeza de que aquela estrela vista no céu indicava realmente que Jesus havia nascido? Confesso que fiquei todo arrepiado naquele momento. Arrepiado não por medo de responder a indagação, mas de contentamento pela interação que estava acontecendo naquele momento. Expliquei-o com pouca segurança, pois não estava muito por dentro do assunto. Dei aquela velha desculpa de professor: Vou pesquisar e depois trago a resposta. Não tirei ainda a dúvida do meu aluno, mas vou conversar com um estudioso da bíblia e na próxima aula lhe apresentarei uma resposta. Nessa mesma aula falei que Jesus havia sido concebido por obra do Espirito Santo no ventre da Virgem Maria e não por uma relação sexual mantida por Maria e seu noivo José. De repente entra em cena mais um assunto. Jeferson me faz perguntas sobre a Masturbação e vai logo dizendo que mulher também se masturba. Fiquei um pouco envergonhado, mas dei uma aula de ciências sobre o assunto usando a linguagem deles. No momento do intervalo o assunto da aula tomou conta do pátio e quando fui dar aula em outra sala o aluno mais velho da turma me faz a seguinte exigência: Quero que você fale hoje sobre masturbação. Não vem que não tem. Você falou sobre esse assunto no 8º ano. Ele é do nosso interesse.
Não foi possível conversar com eles sobre o assunto, prometi que em uma outra aula falaria sobre ele.
É por essas e outras coisas que adoro o magistério. Passei 7 anos de minha vida profissional trabalhando com Gestão Escolar e Formação de Professores Alfabetizadores, me dedicando a organização de escolas e a alfabetização de crianças. Confesso que em apenas três meses já aprendi muita coisa. Coisas que antes passavam por mim de forma despercebida. E sei o quanto a relação harmoniosa entre professores e alunos garantem uma aprendizagem satisfatória. Quantas descobertas. Ah! Adão e Eva tiveram infância. Adão e Eva só sentiram atração sexual um pelo outro só depois que pecaram. Pergunta respondida?

ANTÔNIO CARLOS SALES PAIVA


Um comentário:

  1. parabéns Carlos Paiva é por essas e outras que me tornei sua fâ beijos continue assim sendo esse educador nota dez

    ResponderExcluir