terça-feira, 9 de abril de 2013



CAMINHOS PARA UMA ESCOLA ALFABETIZADORA

  
- Para que todos os alunos saibam ler e escrever antes de chegarem aos 8 anos, a equipe gestora deve investir na formação dos professores e na criação de um ambiente alfabetizador.

- Para alfabetizar todos os seus alunos na idade certa a escola precisa estar preparada para a missão. E os caminhos para atingir o objetivo passam por providenciar um ambiente 100% alfabetizador – aquele em que a leitura e a escrita são o eixo principal da comunicação e da relação entre os alunos e a escola – e incorporar a rotina de todos a cultura de capacitação em serviço.

- Conheça 18 ações que ajudarão na consolidação de uma escola alfabetizadora.


01. Definir as expectativas.
02. Usar a leitura e a escrita como prática social.
03. Estimular a ler e escrever desde cedo,
04. Realizar avaliações diagnósticas. , usando esses resultados para dar novos rumos a ação pedagógica.
05. Planejar atividades de reforço, dando ao aluno a oportunidade de manusear jogos pedagógicos. Seria interessante que tivesse na escola uma professora bastante preparada para tomar a frente dessa atividade.
06. Valorizar as produções, dando ênfase aos níveis psicogenéticos (nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético, além do ortográfico (Artur Gomes de Moraes)
07. Criar um ambiente comunicador.
08. Ter um coordenador pedagógico competente, inteligente, aberto a mudanças, criativo e que busque o novo, além de ter a disponibilidade para ajudar o professor em todas as suas necessidades.
09. Investir na especialização dos educadores, incentivando-os a participar das formações continuadas organizadas pela equipe técnica das secretarias municipais de educação.
10. Ampliar o acervo literário e preservá-lo.
11. Disponibilizar o acesso aos computadores. Existe um projeto denominado de LUZ DO SABER que garante a alfabetização de nossos alunos através do uso de ferramentas educativas tecnológicas.
12. Transformar a sala de aula.
13. Utilizar bem o cantinho de leitura e a biblioteca escolar.
14. Formar agrupamentos pequenos. A organização de agrupamentos produtivos garantem a eficácia na troca de ideias durante a realização de atividades grupais pelos alunos.
15. Promover atividades diárias de leitura. Ler todos os dias para os alunos considerando a diversidade de tipos e gêneros textuais.
16. Garantir o cumprimento dos dias letivos. Lei 9394/96 - Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;
17. Comunicar as propostas de alfabetização aos pais.
18. Incluir a família nas atividades.


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