terça-feira, 20 de maio de 2014

MARIA AOS PÉS DA CRUZ - DRAMATIZAÇÃO



CENÁRIO:
- Pedras.
- Tinta vermelha.
- Lençol branco.
- Uma cruz junto com um suporte para deixá-la bem afincada.

PERSONAGENS:
- Jesus
- Maria Santíssima
- Maria Madalena
- Discípula de Jesus
- Uma mulher do povo
- Discípulo Amado
- Discípulo de Jesus

-------------------------------------------------------------------------------------------
Maria se encontra sentada com seu filho Jesus ao colo todo ensangüentando em volta a um pano. Ela esta aflita, chorando inconformada com a morte de seu filho. Em meio a tanta dor ela profere as seguintes palavras:

Ó Morte, por que me rasgas as entranhas com tua aguda espada? E ensangüentada arrebatas do colo maternal, o filho?

O discípulo amado de Jesus também inconsolado dirige-se a um amigo e fala:

Eis com nosso mestre ao colo e já sem vida a sua mãe. A nossa mãe. Lembras o que ele falou ainda na cruz dirigindo-se a ela? - “Mãe eis ai teu filho” e dirigindo-se a mim disse “Filho, eis ai tua mãe”. Com essas palavras Jesus nos apresenta sua mãe como aquela que daqui por diante acolherá todos aqueles que com alegria seguirem os seus passos. E a mim dar a grande responsabilidade de ampará-la e junto dela vivenciar um novo tempo, uma nova missão, que é a de levar a todos os povos o seus ensinamentos.

Outro discípulo, que está na companhia do discípulo predileto de Jesus, olha profundamente em seus olhos e diz:

Aos pés da Cruz, ela se tornou nossa Mãe; pela doação que fez do seu próprio filho, cooperando para que tivéssemos a Vida da Graça. Maria é, portanto, nossa Mãe, nossa verdadeira Mãe na ordem espiritual porque é Mãe de Jesus Cristo, e Jesus Cristo é a cabeça da igreja, cujos membros somos todos nós, a humanidade inteira.

Nesse momento os dois discípulos se aproximam de Maria e com ela passam a venerar o corpo de Jesus, eis que de repente algumas pessoas presenciam tudo de longe, se aproximam de Maria e com doces palavras procuram consolá-la. Uma mulher, conhecida como Maria Madalena, fala as seguintes palavras bem perto de Maria e olhando para o céu:

- Ó Pai querido, creio firmemente que este homem, agora morto nos braços de sua mãe, era verdadeiramente teu filho. Lembro de suas sábias palavras: Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito.

O discípulo amado, ouvido atentamente as palavras de Maria Madalena complementa sua fala dizendo:

- Tu falas a verdade, Maria Madalena, ele é o caminho a verdade e a vida, ninguém vai o Pai senão por ele. Tenho certeza que ele voltou ao Pai e lá preparará um lugar para cada um de nós.

O outro discípulo aproveita a oportunidade para falar da relação de Jesus com sua mãe e diz:

- Ele foi um grande profeta. Viveu na terra fazendo o bem, curando os doentes, expulsando demônio, nos ensinando o quanto é importante amar nosso próximo e principalmente aqueles que nos odeiam. Maria, sua mãe e agora nossa mãe, esteve ao seu lado durante muitos momentos. Lembram das bodas de Caná, na Galileia.

Uma mulher relembra este fato e diz:

- Estava presente nesse dia e vi quando o vinho da festa acabou. Os noivos ficaram desesperados e ele vendo a aflição pediu que trouxesse vasilhas cheias de água. Ao ouvir sua ordem, Maria gritou: “Faça tudo o que ele vos disser”. E ele transformou a água em vinho.

O discípulo amado complementa dizendo:

- Maria  foi uma mulher corajosa e recebeu em seu ventre, por obra do Espírito Santo de Deus, este ser que agora se encontra em seus braços. Ela disse Sim a Deus, colaborando dessa forma para o plano da nossa salvação. Nós somos dignos de termos ela como mãe.

Nesse instante, Maria larga cuidadosamente o corpo de Jesus e de pé, quase que desesperada, fala as pessoas que ali estão. Quando Maria se levanta todos ficam ao redor do corpo de Jesus.

- De pé, com as mãos ensangüentadas, unidas em prece silenciosa, contemplo o Mistério da Redenção; relembro o “Sim” da anunciação, e novamente sou convidada a dizer “Sim” aos pés da Cruz. O “Sim” que gera a Igreja de meu filho amado: Jesus Cristo.

De repente, entra em cena uma mulher que ajoelhando-se diante de Maria diz:

- Maria de Nazaré mãe de Deus e nossa mãe ensina-nos a ser servos do senhor. Servos por amor, como tu fostes. Ó mãe o todo poderoso fez grandes coisas em teu favor e nós te agradecemos mãe querida por todas as graças 

Após falar a mulher fica de pé e se posiciona ao lado dos demais e unidos cantam a música “DOA A TUA VIDA”

MÚSICA - Doa a tua vida 

Uma noite de suor, sobre o barco em alto mar,
O céu começa a clarear.
A tua rede está vazia,mas a voz que te chama
Te mostrará um outro mar.
E sobre muitos corações
A tua rede lançará.

Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz
E serás... Servo de cada homem
Servo por amor, sacerdote da humanidade.
Caminhavas no silêncio, enxergando além da dor
Que a semente que tu lançavas
Num bom terreno germinasse
Mas o coração exulta,
Porque o campo já está dourado
O grão maduro pelo sol
No celeiro pode entrar.

Doa a tua vida, como Maria aos pés da cruz
E serás... Servo de cada homem
Servo por amor, sacerdote da humanidade... (2x)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário