domingo, 7 de abril de 2013

HOMENAGEM AO PROFESSOR SINVAL LEITÃO FILHO



Professor Sinval Leitão me ensinou muitas coisas. Ensinou-me a amar o magistério. Ensinou-me a amar a história do meu lugar. Expirou-me a escrever memoráveis histórias cujas temáticas sempre faziam relação ao resgate da nossa tão esquecida história - como ele sempre afirmava "somos um país dos sem memória". Ensinou-me também a ser honesto, humilde, a preservar as verdadeiras amizades. Ensinou-me a dar o ombro amigo àqueles que mais precisavam, mesmo que sendo através de palavras escritas como ele mesmo tinha o hábito de fazer. Ensinou-me também a ouvir os mais velhos e registrar suas memórias, relacionando-as com nossa realidade. Ao abrir meu armário, senti a necessidade de reler diversas histórias escritas por este homem, histórias que vão desde fatos pitorescos, biografias, mensagens de parabéns por minha formatura, mensagens de pesar por algum ente querido que havia partido, textos onde o mesmo relembrava com detalhes fatos passados na nossa terra natal, tais como a fundação da paróquia de Guaiúba, sua relação com o magistério, sua relação com os amigos de infância. Sua autobiografia será lida por acadêmicos de todo o país, pois se encontra imortalizada nas páginas do livro “Ser Professor No Brasil: História Oral de Vida”, da escritora Selva Guimarães Fonseca. Professor Sinval – jamais esqueceremos seu exemplo de vida, sua maneira simples de ser, sua ironia diante dos fatos políticos, sua posição sobre a religião e a educação no Brasil. Saudades eternas!

Texto escrito pelo Professor Antônio Carlos Sales Paiva a memória do inesquecível professor Sinval falecido no último dia 31/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário