CAMINHOS PARA UMA ESCOLA
ALFABETIZADORA
- Para que todos os alunos saibam ler e escrever antes de chegarem aos 8 anos, a equipe gestora deve investir na formação dos professores e na criação de um ambiente alfabetizador.
- Para alfabetizar
todos os seus alunos na idade certa a escola precisa estar preparada para a
missão. E os caminhos para atingir o objetivo passam por providenciar um
ambiente 100% alfabetizador – aquele em que a leitura e a escrita são o eixo
principal da comunicação e da relação entre os alunos e a escola – e incorporar
a rotina de todos a cultura de capacitação em serviço.
- Conheça 18 ações que
ajudarão na consolidação de uma escola alfabetizadora.
01. Definir as
expectativas.
02. Usar a leitura e a
escrita como prática social.
03. Estimular a ler e
escrever desde cedo,
04. Realizar
avaliações diagnósticas. , usando esses resultados para dar novos rumos a ação
pedagógica.
05. Planejar atividades
de reforço, dando ao aluno a oportunidade de manusear jogos pedagógicos. Seria
interessante que tivesse na escola uma professora bastante preparada para tomar
a frente dessa atividade.
06. Valorizar as
produções, dando ênfase aos níveis psicogenéticos (nível pré-silábico,
silábico, silábico-alfabético e alfabético, além do ortográfico (Artur Gomes de
Moraes)
07. Criar um ambiente
comunicador.
08. Ter um coordenador
pedagógico competente, inteligente, aberto a mudanças, criativo e que busque o
novo, além de ter a disponibilidade para ajudar o professor em todas as suas
necessidades.
09. Investir na
especialização dos educadores, incentivando-os a participar das formações
continuadas organizadas pela equipe técnica das secretarias municipais de
educação.
10. Ampliar o acervo
literário e preservá-lo.
11. Disponibilizar o
acesso aos computadores. Existe um projeto denominado de LUZ DO SABER que garante a alfabetização de nossos alunos através
do uso de ferramentas educativas tecnológicas.
12. Transformar a sala
de aula.
13. Utilizar bem o
cantinho de leitura e a biblioteca escolar.
14. Formar
agrupamentos pequenos. A organização de agrupamentos produtivos garantem a
eficácia na troca de ideias durante a realização de atividades grupais pelos
alunos.
15. Promover
atividades diárias de leitura. Ler todos os dias para os alunos considerando a
diversidade de tipos e gêneros textuais.
16. Garantir o
cumprimento dos dias letivos. Lei 9394/96 - Art. 24. A educação básica, nos
níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras
comuns:
I – a carga horária mínima
anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de
efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando
houver;
17. Comunicar as
propostas de alfabetização aos pais.
18. Incluir a família
nas atividades.
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