CENTRO EDUCACIONAL DE ARTE E CULTURA
PORTAL DA SERRA
RUA RAIMUNDO BANDEIRA, S/N- BAIRRO: PINHEIRO
GUAIÚBA-CEARÁ
DISCIPLINA: ARTE EDUCAÇÃO - PROFESSOR
ANTÔNIO CARLOS SALES PAIVA
8º E 9º ANO
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Realizar a leitura
de uma imagem observando seus traços e formas.
- Observar a
habilidade de Giotto, que, principalmente através das expressões faciais das
personagens, consegue captar o alto grau de solenidade da cena.
CONTEÚDO:
- Apreciação de uma
pintura do artista italiano Giotto.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Informar aos
alunos que a pintura que será apreciada é um afresco, técnica através da qual
as tintas são aplicadas sobre a argamassa úmida da parede e, com secagem, incorporam-se
a própria parede. Este afresco, pintado em 1304/1305 (há 700 anos), preserva
viva até hoje suas cores e decora uma pequena capela em Pádua, na Itália.
- Apresentar a vida
e obra do pintor do afresco – GIOTTO.
Giotto: um dos
precursores do Renascimento Artístico
Quem foi - Giotto di
Bondone foi um importante pintor e arquiteto italiano do período do
Renascimento Cultural. Nasceu em 1266 na cidade de Colle Vespignano (região da
Toscana) e faleceu na mesma cidade em 1337.
Precursor do
Renascimento - Discípulo do grande mestre Cinni di Pepo (também conhecido como
Cimabue), Giotto é considerado por estudiosos de história da arte como o grande
inovador, pois introduziu a perspectiva na pintura. Foi também um artista que
fez a ligação entre a arte medieval e a renascentista, logo, também é
considerado um dos precursores do Renascimento.
Temas abordados nas
obras - Destacou como temas de suas obras a figuras dos santos da Igreja
Católica. Porém, estes foram retratados como figuras humanizadas com aparência
de seres humanos comuns.
Principais momentos
da vida de Giotto:
- Começou a pintar
com apenas 11 anos de idade.
- Em 1280, ingressou
numa escola de afrescos na cidade de Roma.
- Entre 1303 e 1310,
realizou um dos mais importantes trabalhos, a pintura da Capela degli Strovegni
na cidade de Pádua.
- Em 1313, cria um
mosaico para a antiga Basílica de São Pedro em Roma.
- Em 1320, chefiou a
construção da catedral de Florença.
Principais obras de
Giotto:
- Afrescos da Capela
Degli Strovegni
- Vida de São
Francisco
- A Santa Cruz de
Florença
- Vida de São João
Batista
- O beijo de Judas
- A Lamentação
- Julgamento Final
- Vida de São João
Evangelista
- Mosaico da antiga
Basílica de São Pedro
- A madona de
Ognissanti
- Crucifixo de Santa
Maria Novella
- Apresentar,
através de uma projeção, o afresco que será objeto de estudo.
- Realizar algumas
considerações sobre a pintura.
- Atividade de
análise do afresco.
RECURSOS:
- Pincel para quadro
branco
- Flanela
AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão
avaliados considerando sua participação e envolvimento nas discussões
realizadas no decorrer da aula.
Pintura - Adoração dos
Magos
Detalhe de um dos mais esplêndidos e
alegres afrescos de Giotto. Os três Sábios adoram o Menino. A origem exótica
dos Magos está representada por suas vestes e pelos olhos azuis e extremamente
vigilantes dos camelos. Curiosidade: dois dos Reis Magos usam a barba comum aos
homens de seu tempo. Mas um deles, em pé, além de imberbe e muito mais jovem
que os outros dois, parece mulher. Poderia ser uma Rainha?
Esse afresco pode ser visto na
Capella degli Scrovegni, Pádua, Itália.
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RUA RAIMUNDO BANDEIRA, S/N- BAIRRO: PINHEIRO
GUAIÚBA-CEARÁ
DISCIPLINA: ARTE EDUCAÇÃO
APRECIAÇÃO DE UMA PINTURA DO ARTISTA
ITALIANO GIOTTO
ALUNO(A): ___________________
Esta pintura
do artista Italiano Giotto reproduz um dos momentos mais conhecidos da história
do cristianismo: a chegada dos três reis magos a Belém, para adorar e
presentear Jesus, o novo “Reis dos reis”, que havia acabado de nascer.
01. Segundo a narrativa bíblica, como os reis magos se orientaram
para chegar ao lugar onde Jesus havia acabado de nascer? Há na pintura
referência a esse fato?
R: Eles se orientaram por uma estrela cadente, que no quadro
está representada próxima a borda superior da pintura.
02. Esse é um quadro de temática religiosa. Se ele
representasse uma cena do mundo natural, qual dos personagens não poderia fazer
parte dele? Por quê?
R: O anjo, porque anjos fazem parte do mundo físico; são
entidades pertencentes ao mundo da religiosidade e da fé e, portanto,
imaterial.
03. Como se pode interpretar o fato de um dos reis estar
ajoelhado e de ter tirado a coroa, colocando-a no chão?
R: A postura do rei e o fato de ele ter tirado a coroa
simbolizam a sua humanidade diante de Jesus, o novo “Rei dos reis”.
04. Os reis presentearam Jesus com incenso (substância
aromática relacionada a ideia de divindade), ouro (relacionado a pureza) e
mirra (substância que era usada para embalsamar os mortos). Esses presentes
tinham um valor nitidamente simbólico e se relacionavam a aspectos da vida de
Cristo. Quais?
R: O incenso simboliza o fato de Jesus ser Deus; o ouro, o
fato de Ele ter nascido puro, sem o pecado original; a mirra é uma referência
ao futuro sofrimento e morte de Cristo.
VÍDEO APRESENTANDO ALGUMAS PINTURAS DE GIOTTO
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