quarta-feira, 17 de novembro de 2021

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

PROPOSTA DE ATIVIDADE

 A cada dia,  nossas florestas estão sendo devastadas e, com elas, a vida animal e vegetal está desaparecendo. O anúncio publicitário a seguir, veiculado no ano 2000, alerta para o problema do desmatamento e pede ajuda para mudar essa realidade. 

 

CONVERSANDO SOBRE O TEXTO

01. Leia o questionamento apresentado no anúncio do WWF Brasil, que também funciona como título dele

É este o planeta que você está construindo para os seus filhos?

a) Qual é a finalidade desse questionamento?

b) Além do questionamento, o anúncio apresenta uma imagem. Qual é a importância dessa imagem na composição do anúncio?

02. Você leu algumas informações sobre o WWF Brasil. Você conhece ou já ouviu falar de outra organização de preservação do meio ambiente? Qual? Comente. 

 

ESCREVENDO SOBRE O TEXTO

 

01. Para comunicar ao leitor ideias e informações, um anúncio publicitário é constituído de linguagem verbal (palavras) e linguagem não verbal (imagens).

a) Observem a imagem do anúncio e explique com suas palavras o que está acontecendo com a floresta.

b) A ampulheta é um objeto usado para marcar a passagem do tempo. Explique a relação desse objeto com as imagens que aparecem dentro dele e a mensagem transmitida

 
02. O anúncio publicitário é um gênero textual que tem como finalidade divulgar um produto, promover uma ideia, um serviço, uma empresa ou uma instituição. Observe novamente o anúncio anterior.

a) Qual é a ideia defendida nele?

b) Quem é o anunciante? Quais elementos ajudam a identificá-lo?

03. A logomarca é a representação gráfica da marca. Observe a logomarca do WWF e explique qual é a importância desse elemento em um anúncio.

04. Em qual meio de comunicação o anúncio lido foi publicado? Em que outros meios de comunicação, geralmente, os anúncios publicitários circulam

05. Um dos elementos mais importantes na produção de um anúncio publicitário é saber qual é o seu público-alvo, pois é a partir dessa informação que são elaboradas as estratégias para despertar o interesse do interlocutor.

a) Em sua opinião, qual é o público-alvo do anúncio, ou seja, a quem ele se dirige? Justifique.

06. Existem diferentes tipos de anúncio publicitário, entre eles o institucional e o comercial. O anúncio institucional geralmente tem finalidade social e/ou ambiental, sem fins lucrativos, e promove uma instituição. O anúncio comercial tem como objetivo vender um produto, divulgar um evento, com finalidade de obter lucros. Observe o anúncio a seguir e compare-o com o primeiro anúncio.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário