quarta-feira, 28 de julho de 2021

A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

UMA JANELA NA HISTÓRIA DA ARTE

Há milênios o homem passou a se diferenciar dos animais devido ao desenvolvimento de sua inteligência, e as marcas dessa passagem são a linguagem e a arte. Vamos mergulhar, então, nesse universo, conhecendo as diferentes etapas da manifestação artística pela qual a humanidade passou.

A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA – AS ORIGENS

Diversas pinturas foram descobertas no teto da gruta de Altamira, na Espanha, em 1879. A descoberta foi feita por Marcelino Sanz Sautuola e sua filha Maria, na época com 7 ou 8 anos, e revolucionaria a história da arte para sempre.

Pesquisadores consideram que o surgimento da evolução artística se deu ao serem encontradas essas primeiras representações, que datam de 30000 a.C. aproximadamente. Assim, entende-se que as primeiras obras de arte datam desse período. Entre as obras mais antigas já encontradas, estão pequenas estátuas humanas, como a Vênus de Willendorf (aproximadamente 25000 a.C.). Os conjuntos de pinturas em cavernas são chamados de arte rupestre. Os mais conhecidos estão em Altamira (datam de 30000 a.C. a 12000 a.C.) e na localidade francesa de Lascaux (datam de 15000 a.C. a 10000 a.C.). Nesses locais encontram-se pinturas rupestres de animais pré-históricos. As imagens demonstram um naturalismo e evoluem da monocromia à policromia entre os anos de 15000 a.C. e 9000 a.C.


 

1. PALEOLÍTICO

Nesse período, o homem era um caçador nômade, ou seja, que se deslocava constantemente em busca da caça para manter sua sobrevivência. Pinturas dessa época encontradas nas cavernas do Norte da Espanha e Sudoeste da França sempre aguçaram a curiosidade da humanidade. Duas grandes correntes de historiadores levantam teorias diferentes em relação à finalidade dessas pinturas: para uma dessas teorias, o homem teria feito tais representações para registrar suas ações do cotidiano, suas caçadas, suas vitórias, enfim, seu modo de vida; de acordo com a teoria da outra corrente de historiadores, que é a mais aceita, o homem pré-histórico fazia suas representações buscando dominar forças que ainda não podia explicar, de modo que essas pinturas passavam a servir de culto mítico. As pinturas representavam animais caçados e, sobre eles, homens atiravam flechas, acreditando que tal procedimento poderia assegurar uma caçada mais eficiente. Segundo esse pensamento, representar uma imagem significava dominá-la, trazê-la ao alcance. Ao representar os animais caçados, o homem assegurava seu domínio sobre eles. Outro fator que reforça essa teoria é a localização das pinturas rupestres no fundo das cavernas, em locais de difícil acesso.

CARACTERÍSTICAS DA ARTE

- As pinturas eram desprovidas de volume e representadas de perfil, não apresentando perspectiva

 - As representações eram naturalistas em forma de contorno.

- As artes predominantes nesse período foram o desenho e a gravura.

- Naturalismo: ao representar um objeto, o artista busca semelhança convincente com as aparências reais, e por meio da técnica, faz a obra parecer o que não é, tenta fazer a obra ser a realidade, e não a representação.

- Desse período, as únicas representações da figura humana encontradas em todo o continente são figuras de mulheres nuas, talhadas em pedra, marfim ou osso, que representam simbolicamente a fecundidade feminina.

- Arquitetura: o homem utilizava-se das cavernas naturais e, com o tempo, passou a abri-las artificialmente. Em outro momento, o homem do paleolítico passou a construir dólmens, menires, cromlechs e navetes.

·       DÓLMENS – monumento megalítico que se constituía por uma pedra na horizontal pousada sobre uma ou mais pedras na vertical.


 

 

·       MENIR – grande pedra fixada verticalmente no solo, que pode se tratar de um monumento religioso, segundo alguns historiadores.


 

 

·       CROMLECH – várias pedras na vertical postas lado a lado, geralmente em círculo, e sobrepostas com pedras na horizontal abertas na extremidade. Provavelmente, era usado como túmulo.


 

 

·       NAVETE – túmulo construído em pedra, fechado em forma de nave.

 

2. NEOLÍTICO

Nesse período, o homem deixou de ser nômade e passou a se fixar em um lugar. A base da economia, além da caça, também era a agricultura. Por passarem a viver em grupos maiores, que lembram cidades, a arte ligou-se à ideia de comunidade. Com o domínio do fogo, o homem começou a endurecer o barro e a trabalhar com a cerâmica, tanto de forma artística quanto utilitária.

CARACTERÍSTICAS DA ARTE

- Na cerâmica, apresentava-se a geometrização e a estilização. Os motivos eram desenvolvidos por cada grupo, porém destacavam-se características individuais dentro do próprio grupo.

- Figuras humanas associadas a animais aparecem em cerca de 6000 a.C.; mesmo assim, não exerciam papel importante.

- Utilizava-se o estilo raio X nas representações, desenhando-se os órgãos internos dos animais.

- O homem desse período serviu-se da intuição estética sem ter consciência desta. O belo apareceu-lhe espontaneamente. Em busca do domínio da natureza, o homem a representava de forma naturalista.

 

ATIVIDADE

 01. Segundo os pesquisadores, quando se deu o surgimento da evolução artística?

 02. Cite o nome de uma das obras de arte mais antiga encontrada por pesquisadores.

 03. O que é arte rupestre?

 04.  O que as pinturas rupestres expressam?

 05. Cite as principais características do Período Paleolítico.

 06. Cite as principais características do Período Neolítico.

 07. No Período Neolítico o homem passou a viver em grupos, formando assim pequenos núcleos populacionais. Devido a esse fato como a arte passou a ser vista?

 08. Que manifestação artística, de caráter artesanal, começou a ser desenvolvida no Período Neolítico? O que favoreceu o desenvolvimento desse fazer artístico? 

FONTE: HONORIO, Cintia Maria. Arte & caminhos: construção e fruição. Curitiba. Base Editora. 2007.   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário