quarta-feira, 28 de julho de 2021

15º ANIVERSÁRIO DO MOVIMENTO DO TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA DE GUAIUBA-CE


NOSSO ETERNO RECONHECIMENTO E GRATIDÃO

Nossos primeiros catequistas são nossos pais. Ainda crianças aprendemos com eles as principais orações que nos levam a ter uma sintonia harmoniosa com Deus e esses momentos de aprendizagem ocorriam sempre ou quando acordávamos ou quando íamos dormir. Depois de algum tempo obtemos maturidade e por si só nos sentimos convidados a fazer uma experiencia pessoal com o ressuscitado. Padre Zezinho, em uma de suas canções, nos apresenta essa experiência fabulosa. Assim dizia o padre poeta “Eu era pequeno, nem me lembro, só lembro que a noite ao pé da cama, juntava as mãozinhas e rezava apressado, mas rezava como alguém que ama”. E sabe qual a oração destacada pelo sacerdote no decorrer da canção? A Ave-Maria.

Todos tivemos a oportunidade de frequentar a escola de Maria. Quando damos o nosso sim sincero essa aprendizagem, a princípio dirigida por nossos pais e por nossos catequistas, se torna permanente fazendo-nos aderir com seriedade a proposta salvífica de Cristo. Inúmeros homens e mulheres foram pescados por Maria, escutaram suas palavras de ordem “fazei tudo o que ele vos disser” e se espelharam na sua grande experiencia de fé, admiração, amor e respeito a palavra de Deus. Ela impulsionou toda essa massa sedenta e faminta que com alegria abraçaram a causa do seguimento do Redentor, sendo que esse processo inicial de conversão se deu graças a recitação do terço e a escuta do Evangelho.

É através da recitação do terço que os homens buscam imitar o exemplo de Maria. Essa ação evangelizadora ocorre na Paróquia Jesus, Maria e José ao longo de 15 anos, podendo-se observar uma adesão maciça de muitos paroquianos. Alguns dos integrantes não estão mais entre nós – já estão no plano espiritual – e nada mais salutar do que prestar a eles uma singela homenagem.

Esses guerreiros da fé deram sua contribuição ao longo dessa caminhada e com certeza tornaram-se exemplos para muitos integrantes do grupo que permanecem firmes e fortes nessa missão evangelizadora. Foram homens destemidos, exímios pais de família, colaboradores nos movimentos sociais da comunidade, comerciantes, idealizadores de projetos políticos e sociais, agricultores, prestadores de serviços em meio a comunidade, enfim, homens de caráter e tementes a Deus. Diante de cada expressão aqui destacada para qualificar esses homens que hoje estão junto do pai temos a oportunidade de realizar uma espécie de jogo de encaixe, sendo possível identificá-los mediante a escuta atenta de cada qualificador. 

Nosso coração transborda de saudade, mas o que nos conforta é o simples fato de vermos as sementes por eles plantadas dando bons frutos. Nunca os esqueceremos e vibrantes continuamos nossa jornada aqui na terra, seguindo Jesus – caminho, verdade e vida e tendo como grande referencia o exemplo de Maria – primeiro ser humano a acolher o filho de Deus.

Parabéns a todos os membros do Terço dos Homens Mãe Rainha da Paróquia de Guaiuba. Parabéns a coordenação que tão bem conduz e anima a todos. 

Professor Antônio Carlos Sales Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário