domingo, 21 de março de 2021

PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A ABORDAGEM DE DIVERSOS TEMAS

01. Copie, em ordem alfabética, as palavras de cada grupo.

a) capim – pessoa – andar

b) detalhe – marca – esquerdo

c) milho – rastro – mel

d) servir – senhor – sítio

e) servente – servir – serviço

 

02. No quadro, estão alguns dos vários significados do verbo arrumar.

providenciar; conseguir – inventar – pôr em ordem; organizar – consertar; eliminar um defeito

 

Indique o significado desse verbo nas frases a seguir.

a) Ontem, passei o dia arrumando meus livros na estante.

b) Ele arrumou uma desculpa qualquer para não ir à festa. 

c) Naquele fim de mundo, seria difícil arrumar o motor do carro.

d) Se houver muita gente na sala, arrumaremos  mais cadeiras.

 

03. Combine as palavras de cada série e forme frases.

a) brancas – cedro – soltou – flores – o

b) Grilim – amigos – o – eram – cedro – e

c) fazenda – Manió – muito – Grilim – e – na – brincava

d) enxugou – olhos – dos – lágrimas – menino – as – o


04. Reescreva as frases de acordo com o exemplo

A vida tem muita graça.

A vida é engraçada.

a) Tia Zezé tem muitas rugas. 

b) Clarissa tem muito ânimo. 

c) O pai de Clarissa tem muitas tarefas. 

d) A mãe de Clarissa tem muitas preocupações. 

 

05. Observe as modificações e faça igual.

Amanhã a gente vira passa de figo.

Amanhã nós viramos passa de figo.

  

a) A gente deve aproveitar a vida. 

b) A gente respeita as pessoas idosas.

c) Aos domingos, a gente vai ao clube.

d) Clarissa diz que a gente não sabe como era a tia Zezé.

 

06. De acordo com o exemplo, reescreva a frase 2 de cada par, trocando os quadrinhos pelas formas convenientes.

1. Se continua nessa vida, acaba ficando velha depressa.

2. Se continuasse nessa vida, acabaria ficando velha depressa.

 

a) Se encontro tia Zezé, fico pensando na velhice.

Se _______________ tia Zezé, ____________ pensando na velhice.

b) Se conto isso para minhas amigas, elas acham muita graça.

Se _______________ isso para minhas amigas, elas ______________ muita graça.

c) Se passo o dia aqui no quarto, mamãe fica preocupada comigo.

Se _______________ o dia aqui no quarto, mamãe _______________ preocupada comigo.

d) Se desço alegre para tomar café, todos me olham com cara feia.

Se _______________ alegre para tomar café, todos me _______________ com cara feia.

 

07. Reescreva as frases, separando-as em suas duas partes: sujeito e predicado. Identifique a palavra mais importante do sujeito.

a) O baile aconteceria no sábado.

Sujeito:

Palavra mais importante do sujeito:

Predicado:

b) O baile de aleluia aconteceria no sábado.

Sujeito:

Palavra mais importante do sujeito:

Predicado:

c) Passarinhos cantavam na paineira.

Sujeito:

Palavra mais importante do sujeito:

Predicado:

d) Cantavam na paineira aqueles dois lindos passarinhos azuis.

Sujeito:

Palavra mais importante do sujeito:

Predicado:

e) Na casa de Clarissa, todas as pessoas da família estavam meio tristes.

Sujeito:

Palavra mais importante do sujeito:

Predicado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário