sábado, 27 de junho de 2020

SINGELA HOMENAGEM A MARIA SANTISSIMA

LEITOR 01 - Bom dia a todos e a todas. É com alegria que nos encontramos neste domingo na Igreja de Santo Antônio, para prestar tributo a Maria, a mãe de Jesus. Nesta manhã nós queremos amar a Jesus com o coração de Maria e amar a Maria com o coração de Jesus. Para isso preparamos este momento, pois acreditamos que a música e a oração são instrumentos de gratidão e evangelização. Quatro palavras resumem esse tributo: 1ª - GRATIDÃO – Gratidão a Deus pelo dom da vida de Maria a igreja; 2ª - MÚSICA – É expressão do coração, cantar é rezar duas vezes, cada música aqui apresentada expressa nossa oração de louvor, de agradecimento e súplica; 3ª – BELEZA – Deus é belo, a beleza também é atributo do coração, da oração e também da fé. 4ª – SOLIDARIEDADE – Hoje a música e a oração nos fazem solidários. Nossa música e a oração nos fazem solidários. Nossa oração se revela em gestos concretos de ajuda e apoio a nossos irmãos que sofrem com esta pandemia. E assim, quando somamos música, oração, beleza e solidariedade, nós experimentamos o céu na terra. Desejo a todos uma manhã de céu neste dia de Pentencostes e da Solenidade de Coração de Maria Santíssima.

MÚSICA: AUGUSTA RAINHA

LEITOR 02 - Maria tem um valor único para Deus. É possível percebermos inclusive na forma como que o anjo se dirigiu a ela na anunciação. O anjo a chama cheia de graça, ou seja, agraciada por Deus. Agraciada por Deus para ser a mãe do seu filho. Por isso Isabel vai chamá-la bendita entre todas as mulheres. No rosto de Toda mulher encontramos muito de Maria e em Maria há muito de toda mulher. Na anunciação, Maria foi convidada a participar do mais belo projeto de Deus: dar-nos Jesus. Ao chegar a plenitude dos tempos Deus enviou seu filho único nascido de uma mulher. Ao escutar a saudação do anjo na anunciação, Maria nos ensina que a Fé é escuta. Maria dar uma resposta livre e confiante, mas não irracional. Interpelada pelo anuncio do anjo Maria procura compreender e permanecer senhora de si e esta escuta honesta e obediente leva ao sim incondicional daquela que se declara a serva do Senhor. Maria não conhece o futuro, mas conhece o seu Deus e não tem medo crendo na palavra do anjo que lhe disse: Não temas Maria.

MÚSICA: TODO TEU, Ó MÃE

LEITOR 03 - No silencio do seu ventre, Maria gera aquele que o universo não consegue conter. A vida do mundo é gerada no ventre de Maria. Ali já havia intimidade de mãe e filho. Sobre a maternidade divina de Maria São João Damasceno diz: “A virgem não gerou simplesmente um homem, mas um verdadeiro Deus. Deus não sem carne, mas feito carne. Portanto, Maria foi a porta materna da vinda do Cristo ao mundo. Em Maria Deus experimentou o colo de mãe.

LEITOR 01 - No colo de Maria Jesus experimentou a ternura materna. Com ela descobriu-se a si mesmo como filho. Onde há mãe há ternura. Os braços de uma mãe são feitos de ternura e os filhos dormem profundamente neles e Maria com a sua maternidade mostra-nos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes. Nós temos fome de afeto. As feridas da alma são curadas com carinho, com atenção e paz. Que Maria nos dê a sua ternura e nos dê a sua humildade.

MÚSICA: REGAÇO ACOLHEDOR

LEITOR 02 - Entre os personagens próximos a Jesus, há poucos como Maria: mulher, mãe, discípula. Seguidora fiel do filho. Mulher fiel a Deus e capaz de enxergar além do cotidiano e do estabelecido. Uma crente capaz de arriscar tudo. Uma mulher corajosa, muito mais que um ícone, muito mais que um nome. Uma mãe seguidora fiel do filho. Aquela que ensina e se deixa ensinar. Aquela que ensina a caminhar aquele que é o caminho.

LEITOR 03 - A beleza da oração não vem da beleza das palavras que são pronunciadas. A beleza da oração vem da quantidade de amor que sai do coração, ainda que nenhuma palavra seja dita. Nos momentos de angustia e desespero, quando as palavras não saem o pai escuta nosso clamor e sabe das nossas necessidades. Nossa Senhora também ouve nosso coração ainda que no silêncio e nos ajuda dando força e coragem para carregarmos a nossa cruz.

MÚSICA: MARIA PASSA A FRENTE

LEITOR 01 - Jesus Cristo na cruz ao entregar sua vida, nos entrega também a sua mãe. Disse a Maria – eis o teu filho. Queremos acolhe-la nas nossas casas, nas nossas famílias. Queremos encontrar o seu olhar materno, aquele olhar que nos liberta, que salva da orfandade. Aquele olhar que nos lembra que somos irmãos. Aquele olhar que nos ensina que devemos aprender a cuidar e proteger da vida semeando esperança e fraternidade.

LEITOR 02 - Maria aos pés da cruz. É diante da cena do calvário, aos pés da cruz, que seu sim pronunciado na anunciação encontra a plenitude de sua sinceridade e de sua grandeza. É nesse momento que seu sofrimento humano de mãe alcança a intensidade do sofrimento do filho que trás a redenção. O sim da anunciação implica não só sua maternidade, mas também as trevas do calvário. Maria aqui é protótipo de toda mãe que está junto a cruz de seus filhos. Maria de ontem. Maria de hoje. Mesmos sonhos e mesmas dores.

LEITOR 03 - A virgem Maria aos pés da cruz é nossa mãe. O Evangelho termina dizendo que a partir daquela hora o discípulo a acolheu na sua casa. Acolhendo-a como mãe, como dom do crucificado para a nossa vida. Eu e você nas tribulações da nossa vida somos convidados a partilhar o que é nosso com a nossa mãe assim como o discípulo. Assim nos ensina São Bernardo quando diz: Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que seu nome nunca se afaste de teus lábios. Jamais a abandone no teu coração e para alcançar o socorro da intercessão dela não esqueça os exemplos de sua vida, seguindo-a. Não te desviarás rezando a ela. Não te desesperaras, pensando nela evitarás todo erro. Se ela te sustenta, não caíras. Se ela te protege nada terás a temer. Se ela te conduz não se cansarás. Se ela te é favorável alcançaras a felicidade.

MÚSICA: DOA A TUA VIDA

LEITOR 01 - Chamar Maria de mãe não é um defeito, é uma profissão de fé. É a forma que temos de espalhar para o mundo nossa condição de filhos amados. O testemunho diário que garante toda a nossa proteção. A força da oração daquela a quem o próprio Deus chama de mãe.

LEITOR 01 - Maria – entre todas as mulheres eis a mais bendita.
LEITOR 02 - Bendita mais que Débora e que Judite – as vitoriosas.
LEITOR 03 - Bendita mais que Ruth e mais que Ester – as sedutoras.
LEITOR 01 - Bendita mais que Sara e mais que Ana – as agraciadas.
LEITOR 02 - Mais bendita que Raquel – a mais amada.
LEITOR 03 - E bendita mais que Eva – a sedutora, a das lágrimas.
LEITOR 01 - Bendita porque acreditaste – tua fé é tua força.
LEITOR 02 - A melhor espada, a melhor espiga, a melhor coroa, a melhor maça. O melhor adorno, a melhor palavra.
LEITOR 03 - Dissestes sim e redimistes Eva, enxugando suas lágrimas. Eva concebeu dói. Tu concebeste a graça. Bendito seja o fruto do teu ventre. Eis tu o ventre sagrado, relicário, campo formoso de trigo, árvore do melhor fruto, casa onde mora Deus. Eis sinal de esperança, tenda do Espírito Santo. Bendita seja Maria. Bendito seja teu sim. Bendito seja teu filho. Bendito seja teu ventre.

MÚSICA: COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA










Nenhum comentário:

Postar um comentário