ESCOLA ________________________________________________________________________
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL EM FOCO: CONTOS
DE FADAS
DATA: ____/____/____ SÉRIE: _____
LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL
ALUNO(A): _______________________________________________________________________
LER
Na maioria dos contos de
fadas, há princesas e príncipes encantados. Imagine agora uma história que
misture outras histórias e suas personagens... Foi isso que o escritor Pedro
Bandeira fez em O fantástico mistério de
Feiurinha. Vamos ler um trecho desse livro.
Capítulo
zero e meio
Era uma vez, há muitos
anos, muitos anos atrás mais vinte e cinco anos, uma senhora de cabelos negros
como o ébano (1) onde já começavam a aparecer alguns fios brancos como a neve,
bem da cor da pele dela, que também era branca como a neve.
O nome da tal senhora era
Branca Encantado. Nos tempos de solteira, o sobrenome dela era "De
Neve" mas, depois que se casou com o Príncipe Encantado, Dona Branca
passou a usar o sobrenome do marido.
Dona Branca estava com
uma barriga enorme, esperando o seu sétimo filho, para ser afilhado do sétimo
anãozinho, que vivia reclamando pelo fato de todos os outros anões já serem
padrinhos de filhos de Dona Branca e faltar um para ser afilhado dele.
[...]
Feliz com tudo isso, Dona
Branca tricotava um casaquinho de lã para o principezinho que ia nascer,
sozinha no grande salão do castelo, forrado de mármore cor-de-rosa e veludo
vermelho. Os filhos maiores estavam na escola e os menores com as amas. O
Príncipe Encantado, como sempre, estava caçando. Foi aí que a grande porta do
salão abriu-se e entrou Caio, o lacaio (2), anunciando:
- Alteza, a Senhorita
Vermelho acaba de chegar ao castelo e pede...
- Chapeuzinho?! --
interrompeu Dona Branca. -- Que ótimo! Peça para ela entrar. Vamos, Caio,
rápido!
[...]
Chapeuzinho Vermelho era
a mais solteira das amigas de Dona Branca e uma das poucas que não era
princesa. A história dela tinha terminado dizendo que ela ia viver feliz para
sempre ao lado da Vovozinha, mas não falava em nenhum príncipe encantado. Por
isso, Chapeuzinho ficou solteirona e encalhada (3) ao lado de uma velha cada
vez mais caduca (4).
Com a cestinha pendurada
no braço e com o capuz vermelho na cabeça, Dona Chapeuzinho entrou com o lacaio
atrás. Dona Branca correu para abraçar a amiga.
- Querida! Há quanto
tempo! Como vai a Vovozinha?
- Branca!
As duas deram-se três
beijinhos, um numa face e dois na outra, porque o terceiro era para ver se
Chapeuzinho desencalhava.
- Minha amiga Branca! Por
que você tem esses olhos tão grandes?
- Ora, deixa de besteira,
Chapéu!
- Ahn... quer dizer...
desculpe, Branca. É que eu sempre me distraio... -- atrapalhou-se toda a
Chapeuzinho. -- Sabe? É que eu estou
sempre pensando na minha história. [...]
Dona Chapeuzinho
sentou-se confortavelmente, colocou a cestinha ao lado (ela não largava aquela
bendita cestinha!), tirou um sanduíche de mortadela e pôs-se a comer (aliás,
Dona Chapeuzinho tinha engordado muito desde aquela aventura com o Lobo Mau).
- Aceita um brioche (5)?
-- ofereceu a comilona, de boca cheia.
- Não, obrigada.
- Quer uma maçã?
- Não! Eu detesto maçã!
Dona Chapeuzinho acabou o
lanche e olhou para a amiga com aquele olhar conspirador (6) que as comadres
usam quando estão conversando por cima do muro do quintal:
- Menina, você não
imagina o que aconteceu...
Dona Branca arregalou
seus olhos negros como ébano:
- Aconteceu? O que foi
que aconteceu? Ah, vamos, conta logo! Sou doida por uma fofoca. Vai ver foi
aquela sirigaita (7) da Gata que...
- Branca, Branca! --
censurou Chapeuzinho, balançando a cabeça. -- Você sabe que Cinderela Encantado
detesta ser chamada de Gata Borralheira...
- Ah, deixa pra lá.
Continue!
[...]
Pois então vamos ao
assunto. Eu falei com a Rapunzel Encantado e ela me disse que o Príncipe...
- Príncipe? Que
Príncipe...
- O Príncipe Encantado.
Marido da Rapunzel.
- Ah...
- Pois é. O marido da
Rapunzel encontrou-se com o Príncipe...
- O Príncipe? Que
Príncipe?
- O Príncipe Encantado.
Marido da Cinderela.
- Ah...
A família Encantado tinha
fornecido muitos príncipes para casar com as heroínas dos contos de fada. Por
isso, quase todas as princesas tinham o mesmo sobrenome e eram cunhadas entre
si. É claro que isso trazia uma certa confusão.
- Resumindo: o Príncipe
da Rapunzel encontrou-se com o Príncipe
da Cinderela que tinha passado pelo castelo da Feiurinha...
- A Feiurinha! --
exclamou Dona Branca. -- Há quanto tempo eu não vejo a minha querida Feiurinha
Encantado...
- Pois é exatamente essa
a fofoca: há muito tempo ninguém vê a Feiurinha!
- Ela desapareceu?
- Isso mesmo! [...]
- Será... será que ela
abandonou o marido?
- E fugiu com outro? Acho
difícil. A essa altura não existe mais nenhum Príncipe Encantado solteiro. Eu
que o diga! Estou cansada de ser solteirona e agüentar aquela Vovó caduca.
Tenho procurado feito louca, mas só encontro príncipe casado...
Dona Branca raciocinou:
- Então, se Feiurinha
desapareceu, isso significa que ela pode estar correndo perigo. E, se isso for
verdade, será a primeira vez que uma de nós corre perigo desde que casamos para
sermos felizes para sempre!
- Menos eu... -- suspirou
Dona Chapeuzinho.
(Pedro Bandeira. O fantástico mistério de
Feiurinha. São Paulo, FTD, 1993.)
SOBRE
O AUTOR
Pedro Bandeira nasceu em
Santos em 1942. Em São Paulo estudou Ciências Sociais na USP, foi ator,
jornalista e publicitário. Principais obras: *A marca de uma lágrima, A droga
da obediência, O elefante assassino, Agora estou sozinha, O mistério da fábrica
de livros, Minha primeira paixão*.
A
PALAVRA NO TEXTO
1. ébano: madeira de cor
bem escura
2. lacaio: criado;
empregado
3. encalhado: que não
consegue se casar
4. caduco: meio louco;
que perdeu o juízo
5. brioche: bolinho ou
pãozinho fofo
6. conspirador: que
conspira; que organiza, em segredo, alguma coisa contra alguém
7. sirigaita: pessoa
esperta, meio malandra, que pensa ter resposta para tudo
ESTUDO
DO TEXTO
01. Por que podemos
afirmar que o título do texto já dá uma ideia de que a história terá um
conteúdo humorístico?
02. O narrador não diz
diretamente que a senhora de cabelos negros está ficando velha, mas é possível
concluir isso já no primeiro parágrafo. Transcreva o trecho que leva a essa
conclusão.
03. Nesse texto, o
escritor Pedro Bandeira utiliza elementos dos contos de fadas originais e
modifica-os, criando situações de humor. Releia o terceiro parágrafo e
responda.
a) O que esse parágrafo
contém da história original da Branca de Neve?
b) Comparado com a
história original, o que ele tem de diferente?
04. As personagens do
texto são as mesmas dos contos de fadas, mas vivem uma vida normal, semelhante
à das pessoas reais. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua
resposta com trechos do quarto parágrafo.
05. Releia este trecho do
diálogo.
"- Minha amiga
Branca! Por que você tem esses olhos tão grandes?
- Ora, deixa de besteira,
Chapéu!"
a) Na história original,
a quem Chapeuzinho faz a pergunta?
b) Por que Branca diz
para Chapéu deixar de besteira?
06. Releia esta passagem
do texto.
"- Aceita um
brioche? - ofereceu a comilona, de boca
cheia.
- Não, obrigada.
- Quer uma maçã?
- Não! Eu detesto
maçã!"
a) Quem pergunta
"Quer uma maçã?"
b) Quem responde "Não!
Eu detesto maçã!"
c) O que aconteceu na
história original dessa personagem que a levou a detestar maçã?
07. Chapeuzinho afirma
que "Cinderela Encantado detesta ser chamada de Gata Borralheira".
Lembre-se da história
original de Cinderela e explique por que ela detesta esse apelido.
08. Chapéu foi visitar
Branca para contar-lhe uma fofoca.
a) Qual era o assunto da
fofoca entre Chapéu e Branca?
b) Quando estão
fofocando, as pessoas costumam fazer suposições (quase sempre maldosas) a
respeito de quem falam.
O que Chapéu e Branca
imaginavam ter acontecido com a outra princesa?
09. Releia os dois
últimos parágrafos e responda.
a) O que Dona Chapéu quis
dizer com "- Menos eu..."?
b) O fato de Dona Chapéu
suspirar revela que ela estava: alegre, com raiva ou desanimada e frustrada?
10. O narrador diz que
Branca de Neve e Chapeuzinho são fofoqueiras. Releia este parágrafo.
"Dona Chapeuzinho
sentou-se confortavelmente, colocou a cestinha ao lado (ela não largava aquela
bendita cestinha!), tirou um sanduíche de mortadela e pôs-se a comer (aliás,
Dona Chapeuzinho tinha engordado muito desde aquela aventura com o Lobo
Mau)."
O que esse trecho permite
concluir a respeito do próprio narrador? Justifique.
A
LINGUAGEM DO TEXTO
01. Quando descrevemos
alguém ou alguma coisa, o emprego de comparações é um recurso útil para
destacar determinadas características.
No primeiro parágrafo do
texto, aparecem três comparações. Veja.
"[...] uma senhora
de cabelos negros como o ébano, onde
já começavam a aparecer alguns fios brancos
como a neve, bem da cor da pele dela, que também era branca como a neve."
Faça comparações para as
características a seguir, procurando evitar as que sejam muito comuns (evite,
por exemplo, "azul como o céu").
a) azul como
b) leve como
c) frio como
d) macio como
e) fofoqueira como
f) suave como
02. No texto, o autor faz
um jogo sonoro com o nome do criado e sua função no castelo.
Veja: Caio, o lacaio.
Imagine que no castelo
existam outros empregados e continue essa brincadeira, trocando as lacunas por
palavras adequadas. Reescreva as frases.
a)__________________________________________,
o guardião, tomava conta do castelo.
b) José Carneiro, o _____________________________________,
tinha as chaves do castelo.
c) Joana Pereira, a
_____________________________________, limpava o salão vermelho.
d)
________________________________, o contador, administrava as finanças do
príncipe.
e) Eleonora, a
______________________________________, alegrava as festas da princesa.
03. Observe as reticências na seguinte fala de
Caio, o lacaio:
"- Alteza, a
Senhorita Vermelho acaba de chegar ao castelo e pede...
- Chapeuzinho?! -
interrompeu Dona Branca."
a) Circule a frase que
justifica o uso das reticências nesse trecho.
• Caio estava em dúvida
sobre o que ia dizer.
• A fala de uma
personagem foi interrompida pela de outra.
b) Agora transcreva pelo
menos uma outra passagem do texto em que as reticências também tenham essa
finalidade.
04. Reescreva a frase 2
de cada item, trocando as lacunas por uma palavra de sentido equivalente ao
trecho destacado em 1. Siga o exemplo.
1. "[...] depois que se casou com o Príncipe Encantado,
Dona Branca passou a usar o sobrenome do marido."
2. [...] depois do casamento com o Príncipe Encantado,
Dona Branca passou a usar o sobrenome do marido.
a) 1. Depois que fofocou com Branca, Chapeuzinho partiu.
2. Depois da _________________
com Branca, Chapeuzinho partiu.
b) 1. Depois que se formou, o Príncipe foi trabalhar
em um escritório.
2. Depois da _________________,
o Príncipe foi trabalhar em um escritório.
c) 1. Depois que conversou com a amiga, Branca ficou
intrigada.
2. Depois da ______________________
com a amiga, Branca ficou intrigada.
d) 1. Depois que discutiu com o marido, Feiurinha
sumiu.
2. Depois da _______________________________
com o marido, Feiurinha sumiu.
05. Aquele que faz a ação de fofocar é fofoqueiro.
Copie as frases, substituindo a lacuna pela palavra adequada.
a) Aquele que faz a ação
de bagunçar é _______________________________________
b) Aquele que faz a ação
de empreitar é _______________________________________
c) Aquele que faz a ação de
se aventurar é _______________________________________
d) Aquele que faz a ação
de aconselhar é _______________________________________
Agora responda: o que
indica a terminação -eiro nas palavras que você escreveu?
06. Observe o exemplo e
reescreva a frase 2 de cada item, substituindo a lacuna pela palavra
adequada.
1. "- Ahn... quer
dizer... desculpe, Branca. É que eu sempre me
distraio..."
2. -- Ahn... quer
dizer... desculpe, Branca. É que eu sempre sou distraída.
a) 1. Desculpe, Branca. É
que eu *me preocupo*.
2. Desculpe, Branca. É
que eu sou ________________________________
b) 1. Desculpe, Branca. É
que eu tenho medo.
2. Desculpe, Branca. É
que eu sou ________________________________
c) 1. Desculpe, Branca. É
que eu me confundo.
2. Desculpe, Branca. É
que eu sou ________________________________
07. Nas frases a seguir,
determine se a palavra aí indica
tempo ou lugar.
a) "[...] Dona
Branca tricotava um casaquinho de lã para o principezinho que ia nascer [...]
Foi aí que a grande porta do salão abriu-se e entrou Caio, o lacaio
[...]" _________________
b) Caio disse:
- Alteza, a Senhorita Vermelho está aí e deseja vê-la.
________________________
c) A princesa Feiurinha
sumiu e aí começou um grande
mistério. _______________________
d) Dona Branca morava em
um castelo e aí criava seus seis
filhos. ____________________
ESCREVER
Atividade 1
No texto Capítulo zero e meio, as personagens de
dois contos de fadas (Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho) tornam-se pessoas
comuns: elas ficam velhas, fazem fofocas, engordam, têm filhos etc.
Imagine agora que a
família Encantado foi à falência e perdeu toda a riqueza, inclusive o castelo
em que moravam. Imagine ainda que a família toda (o Príncipe, Branca de Neve e
os seis filhos) tenha se mudado da floresta e ido morar num bairro pobre de uma
grande cidade.
Escreva uma narração com
o título: A nova vida da família
Desencantado.
Se quiser planejar sua
redação utilizando o roteiro abaixo, faça o seguinte:
1º Responda resumidamente
(sob a forma de rascunho) a cada uma das perguntas.
2º Escolha uma ordem
conveniente para apresentar as ideias: qual entrará no primeiro parágrafo, qual
no segundo etc.
3º Escolhida essa ordem,
faça a primeira versão de seu texto (como se fosse um rascunho): vá escrevendo
as ideias de forma mais desenvolvida e organizada; procure acrescentar outras
informações e detalhes.
4º Leia essa primeira
versão e, se achar necessário, faça mudanças: tire, acrescente ou mude trechos.
5º Faça a versão final,
passando a limpo o rascunho.
6º Faça uma leitura bem
atenta da versão final.
Roteiro (perguntas a que
você deverá responder de forma resumida)
1 O Príncipe arranjou
emprego? O que ele fazia?
2 A família ainda ia à
floresta visitar os sete anões?
3 Branca de Neve arrumou
alguma ocupação?
4 Onde a família foi
morar? Como era o lugar e a casa?
5 Eles gostavam de lá?
Por quê?
6 O Príncipe gostava do
serviço? Por quê?
7 E os seis filhos, o que
faziam?
8 A família sentia
saudades da floresta e do castelo?
9 O dinheiro que a
família ganhava era suficiente para os gastos com alimentação, roupas, aluguel
etc.?
Atividade 2
No texto Capítulo zero e meio, o narrador lembra
que, na história original de Chapeuzinho
Vermelho, não aparece nenhum príncipe encantado para se casar com ela.
Escreva um texto
humorístico, reinventando a história de Chapeuzinho. Você poderá fazer as
mudanças que quiser. Comece, por exemplo, assim: Bem, depois que aquele lobo
idiota morreu, a vida de Chapeuzinho mudou muito. Continue.
GABARITO
ESTUDO
DO TEXTO
01. Por que podemos
afirmar que o título do texto já dá uma ideia de que a história terá um
conteúdo humorístico?
R: Porque o número (zero e meio) empregado para indicar o capítulo é
totalmente absurdo e causa surpresa ao leitor.
02. O narrador não diz
diretamente que a senhora de cabelos negros está ficando velha, mas é possível
concluir isso já no primeiro parágrafo. Transcreva o trecho que leva a essa
conclusão.
R: “[...] cabelos negros como o ébano, onde já começavam a aparecer
alguns fios brancos como a neve [...]”
03. Nesse texto, o
escritor Pedro Bandeira utiliza elementos dos contos de fadas originais e
modifica-os, criando situações de humor. Releia o terceiro parágrafo e
responda.
a) O que esse parágrafo
contém da história original da Branca de Neve?
R: No parágrafo há referência aos anõezinhos.
b) Comparado com a
história original, o que ele tem de diferente?
R: A Branca de Neve torna-se mãe de seis filhos e está “com uma barriga
enorme, esperando o seu sétimo”.
04. As personagens do
texto são as mesmas dos contos de fadas, mas vivem uma vida normal, semelhante
à das pessoas reais. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua
resposta com trechos do quarto parágrafo.
R: Verdadeira. “[...] Dona Branca tricotava [...]”/ “Os filhos maiores
estavam na escola e os menores com as amas”.
05. Releia este trecho do
diálogo.
"- Minha amiga
Branca! Por que você tem esses olhos tão grandes?
- Ora, deixa de besteira,
Chapéu!"
a) Na história original, a
quem Chapeuzinho faz a pergunta?
R: Essa pergunta ela faz ao Lobo Mau.
b) Por que Branca diz
para Chapéu deixar de besteira?
R: Np diálogo com Branca, Chapéu faz uma pergunta que, na história
original, ela faz ao Lobo. Como elas estão em outra história, a pergunta não
faz sentido, é uma “besteira”.
06. Releia esta passagem
do texto.
"- Aceita um
brioche? - ofereceu a comilona, de boca
cheia.
- Não, obrigada.
- Quer uma maçã?
- Não! Eu detesto
maçã!"
a) Quem pergunta
"Quer uma maçã?"
R: Chapeuzinho pergunta a Branca.
b) Quem responde
"Não! Eu detesto maçã!"
R: Branca de Neve.
c) O que aconteceu na
história original dessa personagem que a levou a detestar maçã?
R: Na história original, Branca de Neve come maçã envenenada e dorme
profundamente.
07. Chapeuzinho afirma
que "Cinderela Encantado detesta ser chamada de Gata Borralheira".
Lembre-se da história
original de Cinderela e explique por que ela detesta esse apelido.
R: Porque, na história original, esse apelido maldoso foi dado a ela
antes de se casar com o príncipe, quando ainda era pobre e vivia sempre suja.
08. Chapéu foi visitar
Branca para contar-lhe uma fofoca.
a) Qual era o assunto da
fofoca entre Chapéu e Branca?
R: O sumiço da Princesa Feiurinha.
b) Quando estão
fofocando, as pessoas costumam fazer suposições (quase sempre maldosas) a
respeito de quem falam.
O que Chapéu e Branca
imaginavam ter acontecido com a outra princesa?
R: Elas achavam que Feiurinha tivesse abandonado o marido e fugido com
outro princípe.
09. Releia os dois últimos
parágrafos e responda.
a) O que Dona Chapéu quis
dizer com "- Menos eu..."?
R: Ela quis dizer que somente ela não tinha se casado com um príncipe
para ser feliz para sempre.
b) O fato de Dona Chapéu
suspirar revela que ela estava: alegre, com raiva ou desanimada e frustrada?
R: Desanimada e frustrada.
10. O narrador diz que
Branca de Neve e Chapeuzinho são fofoqueiras. Releia este parágrafo.
"Dona Chapeuzinho
sentou-se confortavelmente, colocou a cestinha ao lado (ela não largava aquela
bendita cestinha!), tirou um sanduíche de mortadela e pôs-se a comer (aliás,
Dona Chapeuzinho tinha engordado muito desde aquela aventura com o Lobo
Mau)."
O que esse trecho permite
concluir a respeito do próprio narrador? Justifique.
R: Espera-se que os alunos concluam que o narrador também é fofoqueiro.
Ele interrompe o que está contando para fazer comentários negativos sobre Dona
Chapéu. Dependendo do nível da turma, cabe comentar o tom malicioso do segundo
trecho, em que o narrador, numa postura típica de fofoqueiro, insinua que
Chapeuzinho teve um caso (“aventura”) com o Lobo.
A
LINGUAGEM DO TEXTO
01. Quando descrevemos
alguém ou alguma coisa, o emprego de comparações é um recurso útil para
destacar determinadas características.
No primeiro parágrafo do texto,
aparecem três comparações. Veja.
"[...] uma senhora
de cabelos negros como o ébano, onde
já começavam a aparecer alguns fios brancos
como a neve, bem da cor da pele dela, que também era branca como a neve."
Faça comparações para as
características a seguir, procurando evitar as que sejam muito comuns (evite,
por exemplo, "azul como o céu").
a) azul como
b) leve como
c) frio como
d) macio como
e) fofoqueira como
f) suave como
02. No texto, o autor faz
um jogo sonoro com o nome do criado e sua função no castelo.
Veja: Caio, o lacaio.
Imagine que no castelo
existam outros empregados e continue essa brincadeira, trocando as lacunas por
palavras adequadas. Reescreva as frases.
a)Sebastião/ João, o guardião, tomava conta do castelo.
b) José Carneiro, o porteiro, tinha as chaves do castelo.
c) Joana Pereira, a faxineira, limpava o salão vermelho.
d) Nestor/ Heitor, o contador, administrava as finanças do príncipe.
e) Eleonora, a cantora, alegrava as festas da princesa.
03. Observe as reticências na seguinte fala de
Caio, o lacaio:
"- Alteza, a
Senhorita Vermelho acaba de chegar ao castelo e pede...
- Chapeuzinho?! -
interrompeu Dona Branca."
a) Circule a frase que
justifica o uso das reticências nesse trecho.
• Caio estava em dúvida
sobre o que ia dizer.
• A fala de uma
personagem foi interrompida pela de outra.
b) Agora transcreva pelo
menos uma outra passagem do texto em que as reticências também tenham essa
finalidade.
R: “Vai ver foi aquela sirigaita da Gata que...”/ “Você sabe que
Cinderela Encantado detesta ser chamada de Gata Borralheira...”/ “Eu falei com
a Rapunzel Encantado e ela me disse que o Príncipe...”/ “O marido da Rapunzel
encontrou-se com o Príncipe...”
04. Reescreva a frase 2
de cada item, trocando as lacunas por uma palavra de sentido equivalente ao
trecho destacado em 1. Siga o exemplo.
1. "[...] depois que se casou com o Príncipe Encantado,
Dona Branca passou a usar o sobrenome do marido."
2. [...] depois do casamento com o Príncipe Encantado,
Dona Branca passou a usar o sobrenome do marido.
a) 1. Depois que fofocou com Branca, Chapeuzinho partiu.
2. Depois da fofoca com Branca, Chapeuzinho partiu.
b) 1. Depois que se formou, o Príncipe foi trabalhar
em um escritório.
2. Depois da formatura, o Príncipe foi trabalhar em
um escritório.
c) 1. Depois que conversou com a amiga, Branca ficou
intrigada.
2. Depois da conversa com a amiga, Branca ficou
intrigada.
d) 1. Depois que discutiu com o marido, Feiurinha
sumiu.
2. Depois da discussão com o marido, Feiurinha
sumiu.
05. Aquele que faz a ação de fofocar é fofoqueiro.
Copie as frases, substituindo a lacuna pela palavra adequada.
a) Aquele que faz a ação
de bagunçar é bagunceiro
b) Aquele que faz a ação
de empreitar é empreiteiro
c) Aquele que faz a ação
de se aventurar é aventureiro
d) Aquele que faz a ação
de aconselhar é conselheiro
Agora responda: o que
indica a terminação -eiro nas palavras que você escreveu?
R: A terminação (sufixo)
– eiró significa “aquele que pratica a ação”.
06. Observe o exemplo e
reescreva a frase 2 de cada item, substituindo a lacuna pela palavra
adequada.
1. "- Ahn... quer
dizer... desculpe, Branca. É que eu sempre me
distraio..."
2. -- Ahn... quer
dizer... desculpe, Branca. É que eu sempre sou distraída.
a) 1. Desculpe, Branca. É
que eu *me preocupo*.
2. Desculpe, Branca. É
que eu sou preocupado
b) 1. Desculpe, Branca. É
que eu tenho medo.
2. Desculpe, Branca. É
que eu sou medrosa
c) 1. Desculpe, Branca. É
que eu me confundo.
2. Desculpe, Branca. É
que eu sou confusa
07. Nas frases a seguir,
determine se a palavra aí indica
tempo ou lugar.
a) "[...] Dona
Branca tricotava um casaquinho de lã para o principezinho que ia nascer [...]
Foi aí que a grande porta do salão abriu-se e entrou Caio, o lacaio
[...]" Lugar
b) Caio disse:
- Alteza, a Senhorita Vermelho está aí e deseja vê-la. Lugar
c) A princesa Feiurinha
sumiu e aí começou um grande
mistério. Tempo
d) Dona Branca morava em
um castelo e aí criava seus seis
filhos. Lugar
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