domingo, 23 de outubro de 2016

ESCOLA ________________________________________________________________________
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL EM FOCO: CONTOS DE FADAS
DATA: ____/____/____          SÉRIE: _____
LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL
ALUNO(A): _______________________________________________________________________

LER

Na maioria dos contos de fadas, há princesas e príncipes encantados. Imagine agora uma história que misture outras histórias e suas personagens... Foi isso que o escritor Pedro Bandeira fez em O fantástico mistério de Feiurinha. Vamos ler um trecho desse livro.

Capítulo zero e meio

Era uma vez, há muitos anos, muitos anos atrás mais vinte e cinco anos, uma senhora de cabelos negros como o ébano (1) onde já começavam a aparecer alguns fios brancos como a neve, bem da cor da pele dela, que também era branca como a neve.
O nome da tal senhora era Branca Encantado. Nos tempos de solteira, o sobrenome dela era "De Neve" mas, depois que se casou com o Príncipe Encantado, Dona Branca passou a usar o sobrenome do marido.
Dona Branca estava com uma barriga enorme, esperando o seu sétimo filho, para ser afilhado do sétimo anãozinho, que vivia reclamando pelo fato de todos os outros anões já serem padrinhos de filhos de Dona Branca e faltar um para ser afilhado dele.
[...]
Feliz com tudo isso, Dona Branca tricotava um casaquinho de lã para o principezinho que ia nascer, sozinha no grande salão do castelo, forrado de mármore cor-de-rosa e veludo vermelho. Os filhos maiores estavam na escola e os menores com as amas. O Príncipe Encantado, como sempre, estava caçando. Foi aí que a grande porta do salão abriu-se e entrou Caio, o lacaio (2), anunciando:
- Alteza, a Senhorita Vermelho acaba de chegar ao castelo e pede...
- Chapeuzinho?! -- interrompeu Dona Branca. -- Que ótimo! Peça para ela entrar. Vamos, Caio, rápido!
[...]
Chapeuzinho Vermelho era a mais solteira das amigas de Dona Branca e uma das poucas que não era princesa. A história dela tinha terminado dizendo que ela ia viver feliz para sempre ao lado da Vovozinha, mas não falava em nenhum príncipe encantado. Por isso, Chapeuzinho ficou solteirona e encalhada (3) ao lado de uma velha cada vez mais caduca (4).
Com a cestinha pendurada no braço e com o capuz vermelho na cabeça, Dona Chapeuzinho entrou com o lacaio atrás. Dona Branca correu para abraçar a amiga.
- Querida! Há quanto tempo! Como vai a Vovozinha?
- Branca!
As duas deram-se três beijinhos, um numa face e dois na outra, porque o terceiro era para ver se Chapeuzinho desencalhava.
- Minha amiga Branca! Por que você tem esses olhos tão grandes?
- Ora, deixa de besteira, Chapéu!
- Ahn... quer dizer... desculpe, Branca. É que eu sempre me distraio... -- atrapalhou-se toda a Chapeuzinho.  -- Sabe? É que eu estou sempre pensando na minha história. [...]
Dona Chapeuzinho sentou-se confortavelmente, colocou a cestinha ao lado (ela não largava aquela bendita cestinha!), tirou um sanduíche de mortadela e pôs-se a comer (aliás, Dona Chapeuzinho tinha engordado muito desde aquela aventura com o Lobo Mau).
- Aceita um brioche (5)? -- ofereceu a comilona, de boca cheia.
- Não, obrigada.
- Quer uma maçã?
- Não! Eu detesto maçã!
Dona Chapeuzinho acabou o lanche e olhou para a amiga com aquele olhar conspirador (6) que as comadres usam quando estão conversando por cima do muro do quintal:
- Menina, você não imagina o que aconteceu...
Dona Branca arregalou seus olhos negros como ébano:
- Aconteceu? O que foi que aconteceu? Ah, vamos, conta logo! Sou doida por uma fofoca. Vai ver foi aquela sirigaita (7) da Gata que...
- Branca, Branca! -- censurou Chapeuzinho, balançando a cabeça. -- Você sabe que Cinderela Encantado detesta ser chamada de Gata Borralheira...
- Ah, deixa pra lá. Continue!
[...]
Pois então vamos ao assunto. Eu falei com a Rapunzel Encantado e ela me disse que o Príncipe...
- Príncipe? Que Príncipe...
- O Príncipe Encantado. Marido da Rapunzel.
- Ah...
- Pois é. O marido da Rapunzel encontrou-se com o Príncipe...
- O Príncipe? Que Príncipe?
- O Príncipe Encantado. Marido da Cinderela.
- Ah...
A família Encantado tinha fornecido muitos príncipes para casar com as heroínas dos contos de fada. Por isso, quase todas as princesas tinham o mesmo sobrenome e eram cunhadas entre si. É claro que isso trazia uma certa confusão.
- Resumindo: o Príncipe da Rapunzel encontrou-se com o  Príncipe da Cinderela que tinha passado pelo castelo da Feiurinha...
- A Feiurinha! -- exclamou Dona Branca. -- Há quanto tempo eu não vejo a minha querida Feiurinha Encantado...
- Pois é exatamente essa a fofoca: há muito tempo ninguém vê a Feiurinha!
- Ela desapareceu?
- Isso mesmo! [...]
- Será... será que ela abandonou o marido?
- E fugiu com outro? Acho difícil. A essa altura não existe mais nenhum Príncipe Encantado solteiro. Eu que o diga! Estou cansada de ser solteirona e agüentar aquela Vovó caduca. Tenho procurado feito louca, mas só encontro príncipe casado...
Dona Branca raciocinou:
- Então, se Feiurinha desapareceu, isso significa que ela pode estar correndo perigo. E, se isso for verdade, será a primeira vez que uma de nós corre perigo desde que casamos para sermos felizes para sempre!
- Menos eu... -- suspirou Dona Chapeuzinho.

 (Pedro Bandeira. O fantástico mistério de Feiurinha. São Paulo, FTD, 1993.)

SOBRE O AUTOR
Pedro Bandeira nasceu em Santos em 1942. Em São Paulo estudou Ciências Sociais na USP, foi ator, jornalista e publicitário. Principais obras: *A marca de uma lágrima, A droga da obediência, O elefante assassino, Agora estou sozinha, O mistério da fábrica de livros, Minha primeira paixão*.

A PALAVRA NO TEXTO
1. ébano: madeira de cor bem escura
2. lacaio: criado; empregado
3. encalhado: que não consegue se casar
4. caduco: meio louco; que perdeu o juízo
5. brioche: bolinho ou pãozinho fofo
6. conspirador: que conspira; que organiza, em segredo, alguma coisa contra alguém
7. sirigaita: pessoa esperta, meio malandra, que pensa ter resposta para tudo

ESTUDO DO TEXTO
01. Por que podemos afirmar que o título do texto já dá uma ideia de que a história terá um conteúdo humorístico?


02. O narrador não diz diretamente que a senhora de cabelos negros está ficando velha, mas é possível concluir isso já no primeiro parágrafo. Transcreva o trecho que leva a essa conclusão.


03. Nesse texto, o escritor Pedro Bandeira utiliza elementos dos contos de fadas originais e modifica-os, criando situações de humor. Releia o terceiro parágrafo e responda.
a) O que esse parágrafo contém da história original da Branca de Neve?


b) Comparado com a história original, o que ele tem de diferente?


04. As personagens do texto são as mesmas dos contos de fadas, mas vivem uma vida normal, semelhante à das pessoas reais. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta com trechos do quarto parágrafo.

05. Releia este trecho do diálogo.
"- Minha amiga Branca! Por que você tem esses olhos tão grandes?
- Ora, deixa de besteira, Chapéu!"

a) Na história original, a quem Chapeuzinho faz a pergunta?

b) Por que Branca diz para Chapéu deixar de besteira?


06. Releia esta passagem do texto.
"- Aceita um brioche?  - ofereceu a comilona, de boca cheia.
- Não, obrigada.
- Quer uma maçã?
- Não! Eu detesto maçã!"

a) Quem pergunta "Quer uma maçã?"


b) Quem responde "Não! Eu detesto maçã!"


c) O que aconteceu na história original dessa personagem que a levou a detestar maçã?



07. Chapeuzinho afirma que "Cinderela Encantado detesta ser chamada de Gata Borralheira".
Lembre-se da história original de Cinderela e explique por que ela detesta esse apelido.


08. Chapéu foi visitar Branca para contar-lhe uma fofoca.
a) Qual era o assunto da fofoca entre Chapéu e Branca?

b) Quando estão fofocando, as pessoas costumam fazer suposições (quase sempre maldosas) a respeito de quem falam.
O que Chapéu e Branca imaginavam ter acontecido com a outra princesa?


09. Releia os dois últimos parágrafos e responda.
a) O que Dona Chapéu quis dizer com "- Menos eu..."?

b) O fato de Dona Chapéu suspirar revela que ela estava: alegre, com raiva ou desanimada e frustrada?


10. O narrador diz que Branca de Neve e Chapeuzinho são fofoqueiras. Releia este parágrafo.
"Dona Chapeuzinho sentou-se confortavelmente, colocou a cestinha ao lado (ela não largava aquela bendita cestinha!), tirou um sanduíche de mortadela e pôs-se a comer (aliás, Dona Chapeuzinho tinha engordado muito desde aquela aventura com o Lobo Mau)."
O que esse trecho permite concluir a respeito do próprio narrador? Justifique.


A LINGUAGEM DO TEXTO
01. Quando descrevemos alguém ou alguma coisa, o emprego de comparações é um recurso útil para destacar determinadas características.
No primeiro parágrafo do texto, aparecem três comparações. Veja.
"[...] uma senhora de cabelos negros como o ébano, onde já começavam a aparecer alguns fios brancos como a neve, bem da cor da pele dela, que também era branca como a neve."
Faça comparações para as características a seguir, procurando evitar as que sejam muito comuns (evite, por exemplo, "azul como o céu").
a) azul como
b) leve como
c) frio como
d) macio como
e) fofoqueira como
f) suave como

02. No texto, o autor faz um jogo sonoro com o nome do criado e sua função no castelo.
Veja: Caio, o lacaio.
Imagine que no castelo existam outros empregados e continue essa brincadeira, trocando as lacunas por palavras adequadas. Reescreva as frases.
a)__________________________________________, o guardião, tomava conta do castelo.
b) José Carneiro, o _____________________________________, tinha as chaves do castelo.
c) Joana Pereira, a _____________________________________, limpava o salão vermelho.
d) ________________________________, o contador, administrava as finanças do príncipe.
 e) Eleonora, a ______________________________________, alegrava as festas da princesa.

03.  Observe as reticências na seguinte fala de Caio, o lacaio:
"- Alteza, a Senhorita Vermelho acaba de chegar ao castelo e pede...
- Chapeuzinho?! - interrompeu Dona Branca."
a) Circule a frase que justifica o uso das reticências nesse trecho.
• Caio estava em dúvida sobre o que ia dizer.
• A fala de uma personagem foi interrompida pela de outra.

b) Agora transcreva pelo menos uma outra passagem do texto em que as reticências também tenham essa finalidade.


04. Reescreva a frase 2 de cada item, trocando as lacunas por uma palavra de sentido equivalente ao trecho destacado em 1. Siga o exemplo.
1. "[...] depois que se casou com o Príncipe Encantado, Dona Branca passou a usar o sobrenome do marido."
2. [...] depois do casamento com o Príncipe Encantado, Dona Branca passou a usar o sobrenome do marido.

a) 1. Depois que fofocou com Branca, Chapeuzinho partiu.
2. Depois da _________________  com Branca, Chapeuzinho partiu.

b) 1. Depois que se formou, o Príncipe foi trabalhar em um escritório.
2. Depois da _________________, o Príncipe foi trabalhar em um escritório.

c) 1. Depois que conversou com a amiga, Branca ficou intrigada.
2. Depois da ______________________  com a amiga, Branca ficou intrigada.

d) 1. Depois que discutiu com o marido, Feiurinha sumiu.
2. Depois da _______________________________ com o marido, Feiurinha sumiu.

05.  Aquele que faz a ação de fofocar é fofoqueiro. Copie as frases, substituindo a lacuna pela palavra adequada.
a) Aquele que faz a ação de bagunçar é _______________________________________
b) Aquele que faz a ação de empreitar é _______________________________________
c) Aquele que faz a ação de se aventurar é _______________________________________
d) Aquele que faz a ação de aconselhar é _______________________________________

Agora responda: o que indica a terminação -eiro nas palavras que você escreveu?

06. Observe o exemplo e reescreva a frase 2 de cada item, substituindo a lacuna pela palavra
adequada.
1. "- Ahn... quer dizer... desculpe, Branca. É que eu sempre me distraio..."
2. -- Ahn... quer dizer... desculpe, Branca. É que eu sempre sou distraída.

a) 1. Desculpe, Branca. É que eu *me preocupo*.
2. Desculpe, Branca. É que eu sou ________________________________
b) 1. Desculpe, Branca. É que eu tenho medo.
2. Desculpe, Branca. É que eu sou ________________________________

c) 1. Desculpe, Branca. É que eu me confundo.
2. Desculpe, Branca. É que eu sou ­________________________________

07. Nas frases a seguir, determine se a palavra indica tempo ou lugar.
a) "[...] Dona Branca tricotava um casaquinho de lã para o principezinho que ia nascer [...]
Foi que a grande porta do salão abriu-se e entrou Caio, o lacaio [...]" _________________

b) Caio disse:
 - Alteza, a Senhorita Vermelho está e deseja vê-la. ________________________

c) A princesa Feiurinha sumiu e começou um grande mistério. _______________________

d) Dona Branca morava em um castelo e criava seus seis filhos. ­­­____________________


ESCREVER

Atividade 1

No texto Capítulo zero e meio, as personagens de dois contos de fadas (Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho) tornam-se pessoas comuns: elas ficam velhas, fazem fofocas, engordam, têm filhos etc.
Imagine agora que a família Encantado foi à falência e perdeu toda a riqueza, inclusive o castelo em que moravam. Imagine ainda que a família toda (o Príncipe, Branca de Neve e os seis filhos) tenha se mudado da floresta e ido morar num bairro pobre de uma grande cidade.
Escreva uma narração com o título: A nova vida da família Desencantado.
Se quiser planejar sua redação utilizando o roteiro abaixo, faça o seguinte:
1º Responda resumidamente (sob a forma de rascunho) a cada uma das perguntas.
2º Escolha uma ordem conveniente para apresentar as ideias: qual entrará no primeiro parágrafo, qual no segundo etc.
3º Escolhida essa ordem, faça a primeira versão de seu texto (como se fosse um rascunho): vá escrevendo as ideias de forma mais desenvolvida e organizada; procure acrescentar outras informações e detalhes.
4º Leia essa primeira versão e, se achar necessário, faça mudanças: tire, acrescente ou mude trechos.
5º Faça a versão final, passando a limpo o rascunho.
6º Faça uma leitura bem atenta da versão final.

Roteiro (perguntas a que você deverá responder de forma resumida)
1 O Príncipe arranjou emprego? O que ele fazia?
2 A família ainda ia à floresta visitar os sete anões?
3 Branca de Neve arrumou alguma ocupação?
4 Onde a família foi morar? Como era o lugar e a casa?
5 Eles gostavam de lá? Por quê?
6 O Príncipe gostava do serviço? Por quê?
7 E os seis filhos, o que faziam?
8 A família sentia saudades da floresta e do castelo?
9 O dinheiro que a família ganhava era suficiente para os gastos com alimentação, roupas, aluguel etc.?

Atividade 2
No texto Capítulo zero e meio, o narrador lembra que, na história original de Chapeuzinho Vermelho, não aparece nenhum príncipe encantado para se casar com ela.
Escreva um texto humorístico, reinventando a história de Chapeuzinho. Você poderá fazer as mudanças que quiser. Comece, por exemplo, assim: Bem, depois que aquele lobo idiota morreu, a vida de Chapeuzinho mudou muito. Continue.
   
GABARITO

ESTUDO DO TEXTO
01. Por que podemos afirmar que o título do texto já dá uma ideia de que a história terá um conteúdo humorístico?
R: Porque o número (zero e meio) empregado para indicar o capítulo é totalmente absurdo e causa surpresa ao leitor.

02. O narrador não diz diretamente que a senhora de cabelos negros está ficando velha, mas é possível concluir isso já no primeiro parágrafo. Transcreva o trecho que leva a essa conclusão.
R: “[...] cabelos negros como o ébano, onde já começavam a aparecer alguns fios brancos como a neve [...]”

03. Nesse texto, o escritor Pedro Bandeira utiliza elementos dos contos de fadas originais e modifica-os, criando situações de humor. Releia o terceiro parágrafo e responda.
a) O que esse parágrafo contém da história original da Branca de Neve?
R: No parágrafo há referência aos anõezinhos.

b) Comparado com a história original, o que ele tem de diferente?
R: A Branca de Neve torna-se mãe de seis filhos e está “com uma barriga enorme, esperando o seu sétimo”.

04. As personagens do texto são as mesmas dos contos de fadas, mas vivem uma vida normal, semelhante à das pessoas reais. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta com trechos do quarto parágrafo.
R: Verdadeira. “[...] Dona Branca tricotava [...]”/ “Os filhos maiores estavam na escola e os menores com as amas”.

05. Releia este trecho do diálogo.
"- Minha amiga Branca! Por que você tem esses olhos tão grandes?
- Ora, deixa de besteira, Chapéu!"

a) Na história original, a quem Chapeuzinho faz a pergunta?
R: Essa pergunta ela faz ao Lobo Mau.

b) Por que Branca diz para Chapéu deixar de besteira?
R: Np diálogo com Branca, Chapéu faz uma pergunta que, na história original, ela faz ao Lobo. Como elas estão em outra história, a pergunta não faz sentido, é uma “besteira”.

06. Releia esta passagem do texto.
"- Aceita um brioche?  - ofereceu a comilona, de boca cheia.
- Não, obrigada.
- Quer uma maçã?
- Não! Eu detesto maçã!"


a) Quem pergunta "Quer uma maçã?"
R: Chapeuzinho pergunta a Branca.

b) Quem responde "Não! Eu detesto maçã!"
R: Branca de Neve.

c) O que aconteceu na história original dessa personagem que a levou a detestar maçã?
R: Na história original, Branca de Neve come maçã envenenada e dorme profundamente.

07. Chapeuzinho afirma que "Cinderela Encantado detesta ser chamada de Gata Borralheira".
Lembre-se da história original de Cinderela e explique por que ela detesta esse apelido.
R: Porque, na história original, esse apelido maldoso foi dado a ela antes de se casar com o príncipe, quando ainda era pobre e vivia sempre suja.

08. Chapéu foi visitar Branca para contar-lhe uma fofoca.
a) Qual era o assunto da fofoca entre Chapéu e Branca?
R: O sumiço da Princesa Feiurinha.

b) Quando estão fofocando, as pessoas costumam fazer suposições (quase sempre maldosas) a respeito de quem falam.
O que Chapéu e Branca imaginavam ter acontecido com a outra princesa?
R: Elas achavam que Feiurinha tivesse abandonado o marido e fugido com outro princípe.

09. Releia os dois últimos parágrafos e responda.
a) O que Dona Chapéu quis dizer com "- Menos eu..."?
R: Ela quis dizer que somente ela não tinha se casado com um príncipe para ser feliz para sempre.

b) O fato de Dona Chapéu suspirar revela que ela estava: alegre, com raiva ou desanimada e frustrada?
R: Desanimada e frustrada.

10. O narrador diz que Branca de Neve e Chapeuzinho são fofoqueiras. Releia este parágrafo.
"Dona Chapeuzinho sentou-se confortavelmente, colocou a cestinha ao lado (ela não largava aquela bendita cestinha!), tirou um sanduíche de mortadela e pôs-se a comer (aliás, Dona Chapeuzinho tinha engordado muito desde aquela aventura com o Lobo Mau)."
O que esse trecho permite concluir a respeito do próprio narrador? Justifique.
R: Espera-se que os alunos concluam que o narrador também é fofoqueiro. Ele interrompe o que está contando para fazer comentários negativos sobre Dona Chapéu. Dependendo do nível da turma, cabe comentar o tom malicioso do segundo trecho, em que o narrador, numa postura típica de fofoqueiro, insinua que Chapeuzinho teve um caso (“aventura”) com o Lobo.


A LINGUAGEM DO TEXTO
01. Quando descrevemos alguém ou alguma coisa, o emprego de comparações é um recurso útil para destacar determinadas características.
No primeiro parágrafo do texto, aparecem três comparações. Veja.
"[...] uma senhora de cabelos negros como o ébano, onde já começavam a aparecer alguns fios brancos como a neve, bem da cor da pele dela, que também era branca como a neve."
Faça comparações para as características a seguir, procurando evitar as que sejam muito comuns (evite, por exemplo, "azul como o céu").
a) azul como
b) leve como
c) frio como
d) macio como
e) fofoqueira como
f) suave como

02. No texto, o autor faz um jogo sonoro com o nome do criado e sua função no castelo.
Veja: Caio, o lacaio.
Imagine que no castelo existam outros empregados e continue essa brincadeira, trocando as lacunas por palavras adequadas. Reescreva as frases.
a)Sebastião/ João, o guardião, tomava conta do castelo.
b) José Carneiro, o porteiro, tinha as chaves do castelo.
c) Joana Pereira, a faxineira, limpava o salão vermelho.
d) Nestor/ Heitor, o contador, administrava as finanças do príncipe.
 e) Eleonora, a cantora, alegrava as festas da princesa.

03.  Observe as reticências na seguinte fala de Caio, o lacaio:
"- Alteza, a Senhorita Vermelho acaba de chegar ao castelo e pede...
- Chapeuzinho?! - interrompeu Dona Branca."
a) Circule a frase que justifica o uso das reticências nesse trecho.
• Caio estava em dúvida sobre o que ia dizer.
• A fala de uma personagem foi interrompida pela de outra.

b) Agora transcreva pelo menos uma outra passagem do texto em que as reticências também tenham essa finalidade.
R: “Vai ver foi aquela sirigaita da Gata que...”/ “Você sabe que Cinderela Encantado detesta ser chamada de Gata Borralheira...”/ “Eu falei com a Rapunzel Encantado e ela me disse que o Príncipe...”/ “O marido da Rapunzel encontrou-se com o Príncipe...”

04. Reescreva a frase 2 de cada item, trocando as lacunas por uma palavra de sentido equivalente ao trecho destacado em 1. Siga o exemplo.
1. "[...] depois que se casou com o Príncipe Encantado, Dona Branca passou a usar o sobrenome do marido."
2. [...] depois do casamento com o Príncipe Encantado, Dona Branca passou a usar o sobrenome do marido.

a) 1. Depois que fofocou com Branca, Chapeuzinho partiu.
2. Depois da fofoca  com Branca, Chapeuzinho partiu.

b) 1. Depois que se formou, o Príncipe foi trabalhar em um escritório.
2. Depois da formatura, o Príncipe foi trabalhar em um escritório.

c) 1. Depois que conversou com a amiga, Branca ficou intrigada.
2. Depois da conversa com a amiga, Branca ficou intrigada.

d) 1. Depois que discutiu com o marido, Feiurinha sumiu.
2. Depois da discussão com o marido, Feiurinha sumiu.

05.  Aquele que faz a ação de fofocar é fofoqueiro. Copie as frases, substituindo a lacuna pela palavra adequada.
a) Aquele que faz a ação de bagunçar é bagunceiro
b) Aquele que faz a ação de empreitar é empreiteiro
c) Aquele que faz a ação de se aventurar é aventureiro
d) Aquele que faz a ação de aconselhar é conselheiro

Agora responda: o que indica a terminação -eiro nas palavras que você escreveu?
R: A terminação (sufixo) – eiró significa “aquele que pratica a ação”.
06. Observe o exemplo e reescreva a frase 2 de cada item, substituindo a lacuna pela palavra
adequada.
1. "- Ahn... quer dizer... desculpe, Branca. É que eu sempre me distraio..."
2. -- Ahn... quer dizer... desculpe, Branca. É que eu sempre sou distraída.

a) 1. Desculpe, Branca. É que eu *me preocupo*.
2. Desculpe, Branca. É que eu sou preocupado

b) 1. Desculpe, Branca. É que eu tenho medo.
2. Desculpe, Branca. É que eu sou medrosa

c) 1. Desculpe, Branca. É que eu me confundo.
2. Desculpe, Branca. É que eu sou ­confusa

07. Nas frases a seguir, determine se a palavra indica tempo ou lugar.
a) "[...] Dona Branca tricotava um casaquinho de lã para o principezinho que ia nascer [...]
Foi que a grande porta do salão abriu-se e entrou Caio, o lacaio [...]" Lugar

b) Caio disse:
 - Alteza, a Senhorita Vermelho está e deseja vê-la. Lugar

c) A princesa Feiurinha sumiu e começou um grande mistério. Tempo

d) Dona Branca morava em um castelo e criava seus seis filhos. ­­­Lugar




Nenhum comentário:

Postar um comentário