sábado, 7 de maio de 2016


LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL



Além da imaginação
 Tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina
entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina
entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina
entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança.
E não é o desalento que você imagina
entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina
entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina
entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda.
E não é aquela que você imagina
entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece
imaginação.

Ulisses Tavares


ATIVIDADE
01. Em sua opinião, que ideia o título do poema expressa?
R: A ideia de que algumas situações não são observadas pelas pessoas, isto é, as pessoas não se dão conta de certas situações que existem.
02. O que a leitura desse poema despertou em você?
RESPOSTA PESSOAL
03. Esse poema faz referencia a diferentes problemas sociais. Quais são eles?
R: Fome, frio, falta de acesso a serviços de saúde, problemas com habitação e desemperego.
04. O poema foi elaborado em versos livres (estrofes fixas) e brancos (sem rimas). Quantas estrofes e quantos versos há nesse poema?
R: Uma estrofe e 23 versos.
05. O eu lírico retrata vários problemas sociais e faz constantes apelos a seu interlocutor.
a) Que impactos causam esses apelos?
R: Pretende chocar o leitor, falando que ele não conseguiria nem imaginar como é a vida das pessoas que passam por necessidades.
b) O que ele pretende enfatizar?
R: A desigualdade social entre as pessoas.
c) Qual foi, em sua opinião, o apelo mais impactante? Por quê?
RSPOSTA PESSOAL
06. O poema não especifica que pessoas sofrem os problemas sociais.
a) Que palavra é empregada para fazer referencia a essas pessoas?
R: A palavra utilizada é gente.
b) Por que essa palavra foi utilizada em sentido geral?
R: Porque trata-se de um número indeterminado de pessoas.
07. Quanto ao apelo contido no poema, responda as questões.
a) A quem o eu lírico se dirige?
R: As pessoas que são mais favorecidas socialmente.
b) A que classe social supostamente pertencem as pessoas citadas nesse poema?
R: Provavelmente a classe menos favorecida.
c) Com que objetivo o eu lírico dialoga com o público a que se dirige?
R: Com o objetivo de conscientizar esse público, que é mais favorecido, acerca de problemas sociais existentes, a fim de que ele possa refletir e tomar uma atitude para ajudar a amenizar esses problemas.
 

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