terça-feira, 26 de abril de 2016



CENTRO EDUCACIONAL DE ARTE E CULTURA PORTAL DA SERRA
RUA RAIMUNDO BANDEIRA, S/N- BAIRRO: PINHEIRO
GUAIÚBA-CEARÁ
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA – 7º ANO
ALUNO(A): ___________________________________________________ Nº ________
DATA: ___/___/___


EIXO I - LEITURA
O melhor amigo
Fernando Sabino

A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado, arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a distância. Como a mãe não se voltasse para vê-lo, deu uma corridinha em direção de seu quarto.
- Meu filho? – gritou ela.
- O que é – respondeu, com o ar mais natural que lhe foi possível.
- Que é que você está carregando aí?
Como podia ter visto alguma coisa, se nem levantara a cabeça? Sentindo-se perdido, tentou ainda ganhar tempo.
- Eu? Nada ...
- Está sim. Você entrou carregando uma coisa.
Pronto: estava descoberto. Não adiantava negar – o jeito era procurar comovê-la.
Veio caminhando desconsolado até a sala, mostrou à mãe o que estava carregando:
- Olha aí, mamãe: é um filhote...
Seus olhos súplices aguardavam a decisão.
- Um filhote? Onde é que você arranjou isso?
- Achei na rua. Tão bonitinho, não é, mamãe?
Sabia que não adiantava: ela já chamava o filhote de isso. Insistiu ainda:
- Deve estar com fome, olha só a carinha que ele faz.
- Trate de levar embora esse cachorro agora mesmo!
- Ah, mamãe... – já compondo uma cara de choro.
- Tem dez minutos para botar esse bicho na rua. Já disse que não quero animais aqui em casa. Tanta coisa para cuidar, Deus me livre de ainda inventar uma amolação dessas.
O menino tentou enxugar uma lágrima, não havia lágrima. Voltou para o quarto, emburrado: a gente também não tem nenhum direito nesta casa – pensava. Um dia ainda faço um estrago louco. Meu único amigo, enxotado desta maneira!
- Que diabo também, nesta casa tudo é proibido! – gritou, lá do quarto, e ficou esperando a reação da mãe.
- Dez minutos – repetiu ela, com firmeza.
- Todo mundo tem cachorro, só eu que não tenho.
- Você não é todo mundo.
- Também, de hoje em diante eu não estudo mais, não vou mais ao colégio, não faço mais nada.
- Veremos – limitou-se a mãe, de novo distraída com a sua costura.
- A senhora é ruim mesmo, não tem coração!
- Sua alma, sua palma.
Conhecia bem a mãe, sabia que não haveria apelo: tinha dez minutos para brincar com seu novo amigo, e depois... ao fim de dez minutos, a voz da mãe, inexorável:
- Vamos, chega! Leva esse cachorro embora.
- Ah, mamãe, deixa! – choramingou ainda: - Meu melhor amigo, não tenho mais ninguém nesta vida.
- E eu? Que bobagem é essa, você não tem sua mãe?
- Mãe e cachorro não é a mesma coisa.
- Deixa de conversa: obedece sua mãe.
Ele saiu, e seus olhos prometiam vingança. A mãe chegou a se preocupar: meninos nessa idade, uma injustiça praticada e eles perdem a cabeça, um recalque, complexos, essa coisa toda...
Meia hora depois, o menino voltava da rua, radiante:
- Pronto, mamãe!
E exibia-lhe uma nota de vinte e uma de dez: havia vendido seu melhor amigo por trinta dinheiros.
- Eu devia ter pedido cinquenta, tenho certeza que ele dava - murmurou, pensativo.

EIXO II – COMPREENSÃO LEITORA

01. Transcreva o trecho do texto que indica que o menino já sabia que a mãe não iria gostar do que ele estava trazendo para casa.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. O significado de “ressabiado” é:
(   ) amedrontado         
(    ) desconfiado        
(    ) chocado       
(    )  cuidadoso

03. Que argumentos o menino usou para convencer a mãe a ficar com o filhote?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. A mãe demonstra desprezo pelo cãozinho. Que termos ela usa para se referir ao animal?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


05. O menino pede para ficar com “seu melhor amigo” e a mãe não deixa. Ela acha que foi injusta e se preocupa com o que o filho faria, pois estava chateado. No final, a atitude do menino era a esperada pela mãe? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06. Ele o vender por “30 dinheiros”. Essa expressão faz alusão a que fato bíblico?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07. Releia o trecho:

 
Pronto: estava descoberto. Não adiantava negar, o jeito era procurar comovê-la. Veio caminhando desconsolado até a sala, mostrou à mãe o que estava carregando:

a. O que a palavra grifada significa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b. Quem o filho queria comover?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08. Releia o trecho:

 
- Também, de hoje em diante eu não estudo mais, não vou mais ao colégio, não faço mais nada.
- Veremos – limitou-se a mãe, de novo distraída com a costura.
- A senhora é ruim mesmo, não tem coração.
- Sua alma, sua palma.

A expressão grifada significa que:
a.  A escolha é do filho, mas se ele teimar em tomar essa atitude terá que se responsabilizar pelas conseqüências.
b.  Examinando sua palma podemos saber como é sua alma.
c.  A mãe pouco se importa com as atitudes do filho.
d.  O filho levaria umas palmadas.

09.  Releia o trecho:

 
“E lhe exibia uma nota de vinte e uma de dez : havia vendido seu melhor amigo por trinta dinheiros” .

Para que servem os dois pontos ( : )  utilizados pelo autor do texto nesse trecho?
a. Para que o leitor descanse enquanto lê.
b.  Para anunciar que, em seguida, algum personagem irá falar.
c.   Para não ter que usar sempre a vírgula.
d.   Para explicar ao leitor como o menino conseguira o dinheiro

EIXO III – TREINO ORTOGRÁFICO

10. Escreva uma frase bem elaborada considerando as palavras ou expressões em destaque em cada item.

VIOLÊNCIA
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DROGAS
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INTERNET
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

IMPECHMENT DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EIXO IV – GRAMÁTICA

11.  Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para o período composto
_____  Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.
_____  Antes os índios eram os donos da terra.
_____  Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.
_____ Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.
_____  Você está triste.
­_____  Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar
_____ Atenção, vou contar uma piada.
_____ Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.
_____ O estudo nos traz benefícios.
_____ O amor constrói e o ódio destrói.

12. Classifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.
a) Menino levado!!! Isso não se faz. ______________________________________________
b) Por favor! traga-me um copo com água. ________________________________________
c) Devolva meu brinquedo! ______________________________________________
d) Quando você terá juízo? ______________________________________________
e) Não vou brincar com a boneca. ______________________________________________
f) Por que você não foi à escola? ______________________________________________
g) Gosto de estudar. ______________________________________________
h) Nossa! Que susto! ______________________________________________

13.  Informe se as frases abaixo são nominais ou verbais.
a) O menino e o Lobo. ______________________________________________
b) Ele é um menino levado. ______________________________________________
c) Consertei seu brinquedo. ______________________________________________
d) Coitada daquela garota. ______________________________________________
e) A menina arrancou a cabeça da boneca. _______________________________________
f) O velho e o mar. ______________________________________________
g) Não fomos ao parque. ______________________________________________
h) Por favor! Empreste-me seu livro. ___________________________________________

14. Circule os verbos das orações abaixo.
a) Assistiu ao programa para conhecer os ritos indígenas.
b) Às vezes ando pelo centro e observo os prédios antigos.
c) Sinto saudade da infância quando viajo pelo interior.
d) Percebo que me irrito com o individualismo das pessoas.
e) Apoio as mudanças por uma sociedade mais justa.

15. Separe a terminação que marca o infinitivo dos verbos e descubra o radical:
a) encontrado - ________________________________________________
b) avistando - ________________________________________________
c) cantando - ________________________________________________
d) pularam - ________________________________________________
e) sonharão - ________________________________________________
f) pareceram - ________________________________________________
g) cumpri - ________________________________________________
h) sentiremos - ________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário