CENTRO
EDUCACIONAL DE ARTE E CULTURA PORTAL DA SERRA
RUA
RAIMUNDO BANDEIRA, S/N- BAIRRO: PINHEIRO
GUAIÚBA-CEARÁ
AVALIAÇÃO
BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA – 7º ANO
ALUNO(A):
___________________________________________________ Nº ________
DATA:
___/___/___
EIXO I
- LEITURA
O
melhor amigo
Fernando
Sabino
A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio
ressabiado, arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a distância.
Como a mãe não se voltasse para vê-lo, deu uma corridinha em direção de seu
quarto.
- Meu filho? – gritou ela.
- O que é – respondeu, com o ar mais natural que lhe foi possível.
- Que é que você está carregando aí?
Como podia ter visto alguma coisa, se nem levantara a cabeça?
Sentindo-se perdido, tentou ainda ganhar tempo.
- Eu? Nada ...
- Está sim. Você entrou carregando uma coisa.
Pronto: estava descoberto. Não adiantava negar – o jeito era procurar
comovê-la.
- Olha aí, mamãe: é um filhote...
Seus olhos súplices aguardavam a decisão.
- Um filhote? Onde é que você arranjou isso?
- Achei na rua. Tão bonitinho, não é, mamãe?
Sabia que não adiantava: ela já chamava o filhote de isso. Insistiu
ainda:
- Deve estar com fome, olha só a carinha que ele faz.
- Trate de levar embora esse cachorro agora mesmo!
- Ah, mamãe... – já compondo uma cara de choro.
- Tem dez minutos para botar esse bicho na rua. Já disse que não quero
animais aqui em casa. Tanta coisa para cuidar, Deus me livre de ainda inventar
uma amolação dessas.
O menino tentou enxugar uma lágrima, não havia lágrima. Voltou para o
quarto, emburrado: a gente também não tem nenhum direito nesta casa – pensava.
Um dia ainda faço um estrago louco. Meu único amigo, enxotado desta maneira!
- Que diabo também, nesta casa tudo é proibido! – gritou, lá do quarto,
e ficou esperando a reação da mãe.
- Dez minutos – repetiu ela, com firmeza.
- Todo mundo tem cachorro, só eu que não tenho.
- Você não é todo mundo.
- Também, de hoje em diante eu não estudo mais, não vou mais ao colégio,
não faço mais nada.
- Veremos – limitou-se a mãe, de novo distraída com a sua costura.
- A senhora é ruim mesmo, não tem coração!
- Sua alma, sua palma.
Conhecia bem a mãe, sabia que não haveria apelo: tinha dez minutos para
brincar com seu novo amigo, e depois... ao fim de dez minutos, a voz da mãe,
inexorável:
- Vamos, chega! Leva esse cachorro embora.
- Ah, mamãe, deixa! – choramingou ainda: - Meu melhor amigo, não tenho
mais ninguém nesta vida.
- E eu? Que bobagem é essa, você não tem sua mãe?
- Mãe e cachorro não é a mesma coisa.
- Deixa de conversa: obedece sua mãe.
Ele saiu, e seus olhos prometiam vingança. A mãe chegou a se preocupar:
meninos nessa idade, uma injustiça praticada e eles perdem a cabeça, um recalque,
complexos, essa coisa toda...
Meia hora depois, o menino voltava da rua, radiante:
- Pronto, mamãe!
E exibia-lhe uma nota de vinte e uma de dez: havia vendido seu melhor
amigo por trinta dinheiros.
- Eu devia ter pedido cinquenta, tenho certeza que ele dava - murmurou,
pensativo.
EIXO
II – COMPREENSÃO LEITORA
01. Transcreva o trecho do texto que
indica que o menino já sabia que a mãe não iria gostar do que ele estava
trazendo para casa.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. O significado de “ressabiado” é:
( ) amedrontado
( )
desconfiado
( ) chocado
( ) cuidadoso
03. Que argumentos o menino usou para convencer a mãe a ficar com o
filhote?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. A mãe demonstra desprezo pelo cãozinho. Que termos ela usa para se
referir ao animal?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. O menino pede para ficar com “seu melhor amigo” e a mãe não deixa.
Ela acha que foi injusta e se preocupa com o que o filho faria, pois estava
chateado. No final, a atitude do menino era a esperada pela mãe? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Ele o vender por “30 dinheiros”. Essa expressão faz alusão a que
fato bíblico?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. Releia o trecho:
|
Pronto: estava descoberto. Não adiantava negar, o
jeito era procurar comovê-la. Veio caminhando desconsolado até a sala, mostrou à
mãe o que estava carregando:
a. O que a palavra grifada significa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Quem o filho queria comover?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Releia o trecho:
|
- Também, de hoje em diante eu não estudo mais, não
vou mais ao colégio, não faço mais nada.
- Veremos – limitou-se a mãe, de novo distraída com a
costura.
- A senhora é ruim mesmo, não tem coração.
-
Sua alma, sua palma.
A expressão grifada significa que:
a. A escolha é
do filho, mas se ele teimar em tomar essa atitude terá que se responsabilizar
pelas conseqüências.
b. Examinando
sua palma podemos saber como é sua alma.
c. A mãe pouco
se importa com as atitudes do filho.
d. O filho
levaria umas palmadas.
09. Releia o
trecho:
|
“E lhe exibia uma nota de vinte e uma de dez : havia
vendido seu melhor amigo por trinta dinheiros” .
Para que servem os dois pontos ( : ) utilizados pelo autor do texto nesse trecho?
a. Para que o leitor descanse enquanto lê.
b. Para
anunciar que, em seguida, algum personagem irá falar.
c. Para não
ter que usar sempre a vírgula.
d. Para
explicar ao leitor como o menino conseguira o dinheiro
EIXO
III – TREINO ORTOGRÁFICO
10. Escreva uma
frase bem elaborada considerando as palavras ou expressões em destaque em cada
item.
VIOLÊNCIA
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DROGAS
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INTERNET
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
IMPECHMENT DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
EIXO
IV – GRAMÁTICA
11. Classifique os períodos colocando PS para
período simples e PC para o período composto
_____ Dei bobeira e comprei a passagem direto para
o Rio.
_____ Antes os índios eram os donos da terra.
_____ Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi
embora.
_____ Eu sou o
cara, mais dorminhoco do mundo.
_____ Você está triste.
_____ Eu quero que você me acorde quando o ônibus
chegar
_____ Atenção, vou
contar uma piada.
_____ Inventei
aquela desculpa porque não achei outra melhor.
_____ O estudo nos
traz benefícios.
_____ O amor
constrói e o ódio destrói.
12. Classifique as
frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.
a) Menino levado!!!
Isso não se faz. ______________________________________________
b) Por favor!
traga-me um copo com água. ________________________________________
c) Devolva meu
brinquedo! ______________________________________________
d) Quando você terá
juízo? ______________________________________________
e) Não vou brincar
com a boneca. ______________________________________________
f) Por que você não
foi à escola? ______________________________________________
g) Gosto de
estudar. ______________________________________________
h) Nossa! Que
susto! ______________________________________________
13. Informe se as frases abaixo são nominais ou
verbais.
a) O menino e o
Lobo. ______________________________________________
b) Ele é um menino
levado. ______________________________________________
c) Consertei seu
brinquedo. ______________________________________________
d) Coitada daquela
garota. ______________________________________________
e) A menina
arrancou a cabeça da boneca. _______________________________________
f) O velho e o mar.
______________________________________________
g) Não fomos ao
parque. ______________________________________________
h) Por favor!
Empreste-me seu livro. ___________________________________________
14. Circule os verbos das orações abaixo.
a) Assistiu ao programa para conhecer os ritos
indígenas.
b) Às vezes ando pelo centro e observo os prédios
antigos.
c) Sinto saudade da infância quando viajo pelo
interior.
d) Percebo que me irrito com o individualismo das
pessoas.
e) Apoio as mudanças por uma sociedade mais justa.
15. Separe a terminação que marca o infinitivo dos
verbos e descubra o radical:
a) encontrado -
________________________________________________
b) avistando -
________________________________________________
c) cantando -
________________________________________________
d) pularam -
________________________________________________
e) sonharão -
________________________________________________
f) pareceram -
________________________________________________
g) cumpri -
________________________________________________
h) sentiremos -
________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário