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DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL
ALUNO(A):
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TEXTO: Bilhete ao futuro
Affonso Romano de Sant’Anna
Bela ideia essa
de Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da
Educação, de pedir às pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao
futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no final dos anos 80, no século
passado, uma série de mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os
brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado
presente do fabuloso futuro.
Oportuníssima e
fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar
de vez o século XX e a sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro
sempre será um exercício de vida. O que projetar para amanhã? (…)
01. Os dois parágrafos acima fazem parte do texto cujo autor é
Affonso Sant’Anna. Esse tipo de produção textual é chamado de crônica, porque:
a) defende um tema.
b) tenta ludibriar o leitor.
c) faz o registro do dia-a-dia.
d) conta uma história antiga.
e) exalta as belezas do país amado.
02. O acontecimento que originou esse texto está relacionado:
a) à promoção do reitor da Universidade de Brasília.
b) à realização do reitor como mestre da Universidade de Brasília.
c) ao pedido feito pelo reitor da Universidade às pessoas de
Brasília.
d) à liquidação dos problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos
brasileiros.
03. Segundo o cronista, o bilhete ao futuro:
a) incitaria as pessoas a “sair da hipocondria político-social”.
b) incitaria as pessoas à revolta social e política no presente e
no futuro.
c) incitaria as pessoas a liquidarem de vez com as ideias do
século XX e do século XXI.
d) incitaria as pessoas a escreverem mensagens de desilusão.
e) incitaria as pessoas a se comunicarem por bilhetes, algo
incomum nos dias atuais.
04. Segundo o cronista:
a) futuro jamais deverá ser pensado pelos hipocondríacos
político-sociais.
b) o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos
tumultuados.
c) o estímulo à fuga da hipocondria político-social seria a
oportunidade que a redação do bilhete oferece.
d) o povo não queria se comprometer com as políticas sociais da
década.
e) a população tinha muita dificuldade para redigir o bilhete do
futuro.
a) “O futuro e o presente só interessam ao passado.”
b) “O passado é importante e, no futuro, seja o que Deus quiser.”
c) “O presente é hoje e não é necessário preocupação com o
futuro.”
d) “Pensar o futuro é um exercício de vida.”
e) “O futuro, a gente deixa para pensar amanhã.”
06. As mensagens que as pessoas enviariam ao futuro são
representadas, no texto, pelas palavras:
a) belezas e possibilidades
b) esperanças e perplexidades
c) angústias e esperanças
d) realizações e lembranças
e) frustrações e melancolias
07. O tratamento adequado para se referir ao reitor de uma
Universidade é:
a) Ilustríssimo Senhor
b) Vossa Magnificência
c) Excelentíssimo Senhor
d) Vossa Senhoria
e) Vossa Excelência
08. As duas vírgulas que aparecem na primeira frase foram
empregadas para expressar uma:
a) explicação
b) contrariedade
c) adversidade
d) enumeração
e) oposição
09. Um ser humano que sofra de hipocondria, segundo o texto, e
considerando o sentido conotativo, é assim conhecido por:
a) apresentar obesidade descontrolada
b) possuir seríssimos problemas de saúde
c) ser extremamente romântico
d) isolar-se socialmente
e) ser dependente de medicamentos
10. O pronome ela, destacado no texto, relaciona-se à palavra:
a) mensagem
b) hipocondria
c) esperança
d) intenção
e) ideia
Respostas: 1- c, 2- e, 3- a, 4- c, 5- d, 6- b, 7- b, 8- a, 9- d,
10- e
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