CENTRO EDUCACIONAL DE ARTE E CULTURA
PORTAL DA SERRA
RUA RAIMUNDO BANDEIRA, S/N- BAIRRO: PINHEIRO
GUAIÚBA-CEARÁ
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TREINO ORTOGRÁFICO
ALUNO(A):_______________________________________
DATA:____/____/_____
01ª Leia o texto abaixo e complete as palavras em que faltam letras
com s, z, c, ç ou ss.
QUAL FOI O PRIMEIRO
CANAL DE TELEVISÃO DO MUNDO?
Foi no BBV, da Inglaterra, que come____ ou a fun_____ionar em 1930 e
pa_____ou a ter programas regularmente em 1936. No iní____io, a transmi___ão
era em preto e branco e ___ó foi po_____ível depois de uma longa evolu____ão
tecnológica que contou com a ajuda de pesqui___adores de vários paí____es. Já o
primeiro canal de televisão do Bra___il e da América do Sul foi a TV Tupi, que
entrou no ar pela primeira ve___ em 1950 e deixou de fun___ionar em 1980.
(Recreio, nº 275)
02ª Derive substantivos ou adjetivos dos verbos a seguir, como no
exemplo.
Exemplo: ceder – cessão
Imprimir –
Regredir –
Admitir –
Progredir –
Omitir –
Reprimir –
Suceder –
Aceder –
03ª Derive substantivos dos verbos a seguir, como no exemplo:
Exemplo: reduzir – redução
Induzir –
Interromper –
Deduzir –
Conter –
Deter –
04ª Derive substantivos dos adjetivos a seguir, como no exemplo.
Exemplo: permanente – permanência
Pertinente –
Concordante –
Violento –
Ambulante –
05ª Derive substantivos abstratos dos substantivos e adjetivos a
seguir, como no exemplo:
Exemplo: maluco – maluquices
Cretino –
Sovina –
Meigo –
Velho –
06ª Derive verbos dos adjetivos a seguir, como exemplo.
Exemplo: surdo – ensurdecer
07ª Use s ou z:
Duque___a
Orgulho___a
Mai___ena
Mole___a
Neu___a
Burguê___
Amor___inho
Aneste___iar
Campone___a
Repu___éssemos
Lou___a
Defe___a
De___esseis
Utili___ar
Pesqui___ar
08ª Marque a alternativa em que todas as palavras são grafadas com s:
a) simple___inho, qui___esse, arra___ar
b) apri___ionar,
bi___avô, so___inha
c) canali___ar, holandê___, de___essete
d) aneste___iar, surde___, viúve___
Homônimos são vocábulos
parecidos na escrita
e na pronúncia, mas diferentes quanto ao
significado. Por exemplo: xeque (lance de jogo de xadrez) e cheque (documento
de crédito).
09ª Crie uma frase com os parônimos entre parênteses. Observe a grafia
e o sentido de cada um deles:
sede (desejo de ingerir líquido; secura)
_____________________________________________________________________________
Sede (lugar)
_____________________________________________________________________________
concerto (espetáculo musical)
_____________________________________________________________________________
Conserto (ato de consertar, arrumar)
_____________________________________________________________________________
Censo (recenseamento)
_____________________________________________________________________________
Senso (juízo)
_____________________________________________________________________________
Sinto (verbo sentir)
_____________________________________________________________________________
Cinto (peça de vestuário)
_____________________________________________________________________________
Cesta (receptáculo para guardar alimentos ou objetos)
_____________________________________________________________________________
Sesta (sono ou descanso após o almoço)
_____________________________________________________________________________
CENTRO EDUCACIONAL DE ARTE E CULTURA
PORTAL DA SERRA
RUA RAIMUNDO BANDEIRA, S/N- BAIRRO: PINHEIRO
GUAIÚBA-CEARÁ
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TREINO ORTOGRÁFICO
ALUNO(A):_______________________________________ DATA:____/____/_____
O1ª Leia o texto abaixo e complete as palavras em que faltam letras
com s, z, c, ç ou ss.
QUAL FOI O PRIMEIRO CANAL DE TELEVISÃO DO MUNDO?
Foi no BBV, da Inglaterra, que come____ ou a fun_____ionar em 1930 e
pa_____ou a ter programas regularmente em 1936. No iní____io, a transmi___ão
era em preto e branco e ___ó foi po_____ível depois de uma longa evolu____ão
tecnológica que contou com a ajuda de pesqui___adores de vários paí____es. Já o
primeiro canal de televisão do Bra___il e da América do Sul foi a TV Tupi, que
entrou no ar pela primeira ve___ em 1950 e deixou de fun___ionar em 1980.
(Recreio, nº 275)
02ª Derive substantivos ou adjetivos dos verbos a seguir, como no
exemplo.
Exemplo: ceder – cessão
Imprimir – impressão
Regredir – regressão
Admitir – admissão
Progredir – progressão
Omitir – omissão
Reprimir – repressão
Suceder – sucessão
Aceder – acesso
03ª Derive substantivos dos verbos a seguir, como no exemplo:
Exemplo: reduzir – redução
Induzir – indução
Interromper – interrupção
Deduzir – dedução
Conter – contenção
Deter – detenção
04ª Derive substantivos dos adjetivos a seguir, como no exemplo.
Exemplo: permanente – permanência
Pertinente – pertinência
Concordante – concordância
Violento – violência
Ambulante – ambulância
05ª Derive substantivos abstratos dos substantivos e adjetivos a
seguir, como no exemplo:
Exemplo: maluco – maluquices
Cretino – cretinice
Sovina – sovinice
Meigo – meiguice
Velho – velhice
06ª Derive verbos dos adjetivos a seguir, como exemplo.
Exemplo: surdo – ensurdecer
Triste – entristecer
Pobre – empobrecer
Fraco – enfraquecer
Noite – anoitecer
Velho – envelhecer
Mudo - emudecer
Excelente !!!!!
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