CENTRO EDUCACIONAL DE ARTE E
CULTURA PORTAL DA SERRA
RUA
RAIMUNDO BANDEIRA, S/N- BAIRRO: PINHEIRO
GUAIÚBA-CEARÁ
PROVÃO
DE LÍNGUA PORTUGUESA – 7º ANO
EIXO I – LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL
TEXTO: Duas e três
Levei um susto
quando aquela voz soprou em minha nuca:
- Se tu é bom, mata
essa: “Não durmo no Rio porque tenho pressa; duas e três.”
Voltei-me para ver quem falava. Era um homem
quarentão, alto e gorducho, de roupas imundas, rasgadas, e cara encardida. Uma
cara simpática de gângster regenerado.
Ele ria:
- Mata essa, vamos!
Era de manhã cedo, em junho, e fazia um frio agradável.
Acordara e, sem ter para onde ir, sentei-me naquele banco da praça Floriano, em
frente à Biblioteca Nacional, à espera de que ela abrisse. Meu velho terno
marrom esfiapava nas mangas, o sapato empoeirado, a barba por fazer. “Esse
homem está me tomando por um vagabundo”, pensei comigo. E achei divertido.
- Matar o quê?
- A charada, meu besta!
O velho se debruçava em cima de mim, com um riso gozador.
Fedia a suor e molambo. Afastei-o um pouco, com o braço e, meio sem saber o que
fizesse, acedi.
- Como é mesmo a charada?
- Só repito esta vez, tá bom? “Não durmo no Rio porque
tenho pressa; duas e três”
Sempre fui um fracasso para matar charadas. Fiz um esforço para penetrar nas
palavras, mas em vão.
- Digo
mais. – esclareceu-me o vagabundo. – Chaves: “Não durmo no Rio” e “Rio”.
Conceito: “pressa”... Mas você é burro, hei.
Donde diabo viera aquele cara impertinente, para me
obrigar a resolver uma charada àquela hora da manhã? Mas meu orgulho estava em
jogo. Pensava e o pensamento escapulia.
- Não
consigo decifrar. Não me amola.
- Então você perdeu.
- É, perdi.
- Então paga.
- Paga o quê?
- Duas pratas, meu Zé. Você perdeu!
Era incrível. Comecei a rir. Ele também ria e dizia:
“Paga, duas pratas.” Dei-lhe uma cédula de dois cruzeiros e fiquei ali rindo
enquanto ele se afastava arrastando seus sapatos furados.
Semanas depois, estava eu no Passeio Público, quando ele
veio com a mesma conversa, como se nunca me tivesse visto. “Mata essa: não
durmo no Rio, porque tenho pressa; duas e três.” Respondi-lhe em cima da bucha:
“Não durmo, velo; no Rio. cidade: velocidade. “Ele ficou desapontado. “Você
perdeu”, disse-lhe eu. “Paga duas pratas.” Olhou-me sério, meteu a mão no bolso
e estendeu-me duas notas imundas. Fomos tomar juntos um café na Lapa.
GULLAR, Ferreira. O melhor da crônica brasileira. 1
Ferreira
Gullar...[ET al.]. – 5ª Ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.
Gullar...[ET al.]. – 5ª Ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.
01. Para o narrador o que lhe pareceu ser o homem
que o abordara?Assinale a alternativa correta:
a) um vagabundo de
rua
b) um mágico de rua
c) um vigarista
c) um vigarista
d) um trabalhador desempregado
02. Assinale a alternativa correta:
a) O narrador achou muito comum e normal a abordagem
que lhe foi feita pelo homem.
b) O narrador repeliu, veementemente, o homem.
b) O narrador repeliu, veementemente, o homem.
c) Apesar de ter achado estranha a abordagem, o narrador
acabou se envolvendo com a simpatia do desconhecido.
d) O estranho queria extorquir o narrador.
03. Qual a palavra que melhor se aproxima de um sinônimo
para a palavra charada?
a) duelo
b)
disputa
c)
comando d)
enigma
04. Na frase “Este homem está me tomando por um
vagabundo.” a expressão
destacada significa:
destacada significa:
a)“parecendo com”
b) “comparando com”
c) “acompanhado por”
c) “acompanhado por”
d) “discordando de”
05. O narrador pagou duas pratas
ao velho porque:
a) jamais estivera naquela situação.
b) pela conversa agradável do homem.
c) não conseguiu decifrar a charada.
d) porque o homem estava com fome.
06. Em “Mata essa, vamos!” o
termo destacado tem o mesmo sentido de:
a) elimina
b)
abate
c)
extermine
d)
resolve
07. O texto se desenvolveu em torno:
a) da amizade impossível entre duas
pessoas que pouco se conheciam.
b) da camaradagem entre dois homens
apreciadores de charadas
c) do encontro inesperado entre
pessoas que não se conheciam
d) do hábito das pessoas frequentarem
praças e bibliotecas
EIXO II - GÊNERO TEXTUAL EM FOCO:
CORDEL, POEMA E PROSA, PELEJA OU DESAFIO.
08. Sobre a Literatura de Cordel é correto afirmar:
a) é uma forma textual no estilo de narração que tem por
base fatos que acontecem em nosso cotidiano.
b) uma narrativa figurada, na qual as personagens são
geralmente animais que possuem características humanas.
c) é uma espécie de poesia popular que é impressa e
divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura.
d) são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o
objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
09. Ainda
considerando a estrutura de um cordel, escreva V para as opções verdadeiras e F
para as opções falsas e em seguida marque o item que apresenta a sequência
correta dos parênteses preenchidos.
( ) Nos poemas de
cordel, são utilizadas rimas simples para facilitar a memorização.
( ) A literatura de
cordel apresenta uma grande diversidade de temas, dentre os quais se destacam:
aventuras de cangaceiros, fatos políticos nacionais, espertezas e artimanhas de
heróis ou malandros, histórias de amor e tradição.
( ) Os cordéis são ditos populares (frases e expressões) que
transmitem conhecimentos comuns sobre a vida.
( ) Os cordéis eram
barbantes estendidos nas feiras da Idade Média, nos quais os poetas penduravam
os folhetos com seus poemas, para que fossem vistos, escolhidos e comprados
pelos ouvintes e fregueses.
( ) Os cordéis são
narrativas que foram divulgadas, inicialmente, de forma oral por meio dos
contadores de histórias e, por esse motivo, sofreram alterações ao longo dos
tempos.
a) F – F – V – F - V
b) V – F – V – F - F
c) V – V – F – V - F
d) V – V- V – V – V
10. As características abaixo estão relacionadas aos textos
em prosa e aos poemas. Lembre-se de uma de nossas aulas de língua portuguesa em
que estudamos esse assunto e faça a correspondência adequada relacionando a
segunda coluna de acordo com a primeira. Em seguida marque a opção que
apresenta a sequência correta do preenchimento dos parênteses.
(1) Poema
(2) Prosa
( ) é escrito em
versos, distribuídos e organizados em estrofes.
( ) é composto de
parágrafos, blocos de ideias de um texto.
( ) apresenta
recursos sonoros, como rima e ritmo.
( ) apresenta
liberdade em relação a pontuação.
( ) há um certo
rigor em relação a pontuação.
a) 1, 1, 2, 2, 2
b) 1, 2, 1, 2, 2
c) 1, 2, 1, 1, 1
d) 1, 2, 1, 1, 2
11. Marque as
afirmações que correspondem as características do gênero textual desafio ou
peleja. Em seguida marque o item que
apresenta a sequência correta das respostas.
I – Narra em versos uma disputa oral entre desafiadores,
reais ou imaginários.
II – Não apresenta rimas em seus versos.
III – Cada pelejador tem de encontrar uma resposta para os
versos de desafio do seu oponente.
IV – As estrofes das pelejas não apresentam o mesmo número
de versos.
V – A linguagem empregada é coloquial.
VI – Apresentam uma estrutura fixa, ou seja, apresentação de
cada cantador; provocações que iniciam o desafio propriamente dito; perguntas e
respostas, adivinhações, enigmas, contações de vantagens e habilidades entre os
desafiadores; desfecho, em que uma pessoa é declarada vencedora.
a) Apenas as afirmativas I, II, IV e VI estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, III, V e VI estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III, V e VI estão incorretas.
EIXO
III – GRAMÁTICA
12. Os verbos SER, APRENDENDO e CONTROLANDO se encontram em
suas formas nominais. Sobre esses verbos, é correto afirmar que:
a) Todos estão no infinitivo.
b) Todos são da 1ª conjugação (AR).
c) Apenas SER é de 1ª conjugação (AR).
d) Apenas SER está no infinitivo.
13. Faça a correspondência adequada considerando as formas
nominais de um verbo. Em seguida marque a opção que melhor representa a
sequência.
(1) Infinitivo
(2) Particípio
(3) Gerúndio
( ) lavando, fervendo,
curtindo
( ) adoentar,
espremer, expor
( ) revelado,
escolhido, sentido
a) 3, 1, 2
b) 1, 2, 3
c) 2, 3, 1
d) 1, 3, 2
14. “A floresta gesticulava nervosamente diante da serra” –
esta frase apresenta uma figura de palavra denominada de:
a) aliteração
b) metáfora
c) personificação
d) antítese
15.
Qual o nível de
linguagem empregado no fragmento textual abaixo?
Apresentador: Boa noite, senhoras e senhores.
Auditório: Boa noite.
Apresentador: É com muita satisfação que iniciamos o 3º Congresso
Internacional de Medicina. Hoje, teremos a participação do Prof. Dr. Ernani
Terra, cardiologista, professor titular da Universidade de Pirapora do Norte.
Em seguida, será oferecido um coquetel. Desejo a todos um ótimo congresso.
(Aplausos)
Dr. Ernani: Boa noite. Sinto-me lisonjeado por ter sido convidado para
fazer o discurso de abertura de um congresso tão importante que discutirá as
inovações da medicina cardiovascular.
a) formal.
b) informal.
c) gíria.
d) linguagem regionalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário