ARTIGO
PUBLICADO NO JORNAL O POVO
Problemas
na educação
16/04/2013
Sabemos que a educação pública tem vários
problemas, no entanto não admitimos jocosidades, brincadeiras e piadas
geralmente feitas no sentido de apontar suas deficiências e dar a ele
características de ineficiência e marasmo. A realidade do ensino público não é
só de problemas, não é de alunos desmotivados e de professores que não
desempenham bem sua função. Acredito, porém que todos os problemas da educação
pública tem muito a ver com gestões e com a vontade política que geralmente é
nula no sentido de efetivar uma boa ação no setor público que, naturalmente,
atende à população excluída e , sobretudo , às classes desprovidas de cultura,
de conhecimento e de cidadania ativa. Deste modo é vital que hajam mudanças em
todos os agentes que estão envolvidos no processo , ou seja, alunos ,
professores, pais, gestores e representações políticas. A educação pública é
composta por professores formados e numa parte muito grande de pós – graduados,
os alunos tem livros , há vários serviços de apoio pedagógico e naturalmente
não pode ser tachado de ineficiente.
Os problemas do ensino público tem a ver com os
próprios problemas da sociedade como um todo e com o sistema que exclui pessoas
e que promove a negação de qualidade não é público como o é na saúde, na infra
– estrutura e no meio ambiente. A solução seria principalmente a mudança no
sistema e nas relações político – econômicas de nossa sociedade o que mudaria
muita coisa para gerar a construção e confirmação de um sistema educacional que
atenda aos interesses da população em todos os sentidos. Não podemos mais aceitar
que a escola pública seja ruim e a escola privada seja boa como houvesse um
muro que separasse os dois sistemas onde a diferença reside na cobrança da
eficiência que geralmente só aparece nos canais midiáticos. A escolas privadas
tem quase os mesmos problemas da escola pública só que os mecanismos de
resolução são bem mais rápidos e claro que muitos destes problemas são pouco
divulgados pela mídia e o que é bom da escola pública geralmente não tem sido
noticiado ou promovido.
Sem querer entrar no mérito da questão dos dois
ensinos é importante que hoje a escola pública seja objeto de divulgação da
mídia, de concretização do prazer de ensinar , de promoção das atividades
desenvolvidas por professores, de apoio às atividades extra – sala além da
geração de um espaço de multiplicidade de discussão e aprofundamento como o
grande Paulo Freire pedia que todo professor deveria refletir sobre sua
prática. Há necessidade de dar à educação pública um caráter de prazer que será
construída com bons salários, estímulo ao pensar e ao fazer. Além de tudo isso
é preciso dar ás famílias o conhecimento da importância de seu papel dentro da
escola com estímulo aos filhos, valorização dos trabalhos escolares e respeito
aos educadores na sua lida diária. A escola pública não é o caos que se imagina
nem a maravilha pintada pelos governantes. A construção de sua qualidade só
será possível com partilha, com respeito e, sobretudo, com reconhecimento da
educação como elemento de desenvolvimento de um país que tem pago preços
caríssimos pela ignorância de seu povo.
Francisco Djacyr Silva de Souza
djacyrsouza@gmail.com
Professor
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